Na sexta-feira (05/05), a FBAC recebeu a visita da assessoria do Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo, Carlos Bezerra Jr. Estiveram presentes o Chefe da Assessoria Técnica, Gustavo Felício, o Assessor do Gabinete do Secretário, Thiago Estanislau e o Representante da AVSI Brasil, Heli Mansur. Na oportunidade, as autoridades visitaram a APAC de Itaúna, com o objetivo de conhecer o modelo de cogestão das APACS, visando a aplicação no projeto Vila Reencontro que busca o acolhimento de pessoas em situação de rua.
O projeto visa construir moradias transitórias voltadas para famílias carentes na Capital de São Paulo. As unidades modulares possuem 18 m², equipadas com banheiros e pias, são mobiliadas com camas de casal ou beliches e berços, geladeiras, fogões com duas bocas e guarda-roupas. As áreas comuns são compostas por lavanderia, brinquedoteca, duas salas administrativas, uma sala para atendimentos sociais.
Para o Dr. Adelmo Bragança de Queiroz, Juiz titular da 1ª Vara Criminal do Júri de Execuções Penais da Comarca de Itaúna “ O encontro é de suma importância tendo em vista que aprimora o diálogo e permite que a proposta da APAC seja apresentada e levada para outras regiões. “
Para Valdeci Ferreira, Diretor do Ciema “ A visita buscou na experiência das APACS exatamente aquilo que é uma das marcas de sucesso desta proposta, em que você tem ao mesmo tempo, a figura dos funcionários, do outro lado a importância dos voluntários, trazendo ao modelo de cogestão, as pessoas que são atendidas pelas APACS, denominados recuperandos. Este modelo de sucesso, contribui para a redução da reincidência e reduz o custo para o atendimento destas pessoas, a experiência das APACS busca através da metodologia, a autonomia para que os recuperandos (a) possam se inserir novamente na sociedade”
A visita foi fundamental para que a cogestão apaqueana fosse considerada uma grande referência e inspiração.
O modelo de cogestão das APACS já serviu como parâmetro para a Casa de Acolhida de imigrantes Bom Samaritano em Brasília/DF e revelou – se muito exitoso.
Comments are closed