Na terça – feira, 09 de maio, a FBAC participou da 2ª Reunião da Sub-Região Pastoral de Botucatu, na diocese de Marília/SP que teve como tema: “Pastoral Carcerária: O serviço de proteção e assistência aos condenados através das APACS”. O objetivo foi a divulgação do histórico das APACS,a proposta metodológica, e a expansão do movimento apaqueano no Brasil e exterior. Os participantes que já possuem um contato maior dentro do ambiente prisional,  foram convidados e motivados a serem multiplicadores da causa APAC.

Entre as autoridades presentes, estavam Dom Benedito Gonçalves dos Santos (Presidente Prudente), Dom Luís Antonio Cipollini (Marília), Dom Rubens Sevilha, OCD (Bauru), Dom Sérgio Krzywy (Araçatuba), Dom Francisco Carlos da Silva (Lins) e Dom Eduardo Vieira dos Santos (Ourinhos) e também padres, religiosos, leigos e membros da  pastoral carcerária. 

Para Valdeci Ferreira, Diretor do CIEMA, “Como cristãos, nossa utopia maior é um mundo sem prisões, um mundo sem pessoas privadas de liberdade, sem crimes e sem violência, esta é a utopia do reino, e como cristãos trabalhamos o tempo todo para que isto se concretize. Enquanto a utopia do reino não se faz presente, temos que ir ao encontro daqueles que se encontram atrás das grades e fazer um esforço para a humanização da pena. As APACS surgem neste cenário, não para substituir o sistema prisional ou para abolir a utopia do reino, e sim como um sinal de esperança, uma proposta concreta e efetiva para que os indivíduos sejam tratados com respeito e dignidade.”

Valdeci destaca ainda o propósito em comum, que as APACS e a Pastoral Carcerária possuem, levando sempre em consideração o evangelho de Jesus Cristo e trazendo para o ambiente prisional, o cuidado, o respeito e a dignidade para quem está atrás das prisões.

A FBAC agradece o acolhimento de todos os participantes do seminário, que o conhecimento adquirido neste evento, possa ser multiplicado a favor do fortalecimento da unidade entre APAC e Pastoral Carcerária.

     

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs