O método APAC, composto pelos 12 elementos fundamentais de ressocialização de pessoas em cumprimento de pena privativa de liberdades vem cumprindo com êxito seu objetivo de promover a humanização das prisões, sem perder de vista a finalidade punitiva da pena. Enquanto o recuperando se encontra sob o apoio e proteção da comunidade Apaqueana, é oferecido a ele todo suporte para que possa ter acesso à educação, trabalho, assistência espiritual, psicológica e jurídica, para que retorne à sociedade de maneira digna.

No entanto, no dia seguinte à sua liberdade o recuperando deverá traçar seu próprio caminho, às vezes sem nenhum suporte. Neste contexto, a FBAC vem observando um aumento nos índices de reincidência entre os egressos do método APAC. Dadas as condições de estigmatização e rejeição, os egressos, em momentos de fragilidade, incorrem em cometimento de novos delitos, ocasionando a reinserção ao sistema prisional e retroalimentando o ciclo de violências e criminalidades.

Também é sabido que contextos econômicos desafiadores e fragilização das políticas de proteção social contribuem para que pessoas, sem o devido suporte emocional e material estejam sujeitas a situações que as empurram para a marginalização.

A FBAC reconhece que há, em seus processos internos, uma carência no que se refere à oferta acompanhamento e suporte aos egressos, o que tem contribuído para aumento nos índices de reincidência. Diante deste quadro, a FBAC apresenta o PROGRAMA SEGUINDO EM FRENTE, composto de ações e estratégias que proporcionam ao egresso o suporte e o apoio necessário para seu retorno ao convívio social.

A proposta do PROGRAMA SEGUINDO EM FRENTE tem caráter multidisciplinar, tendo um olhar abrangente para o egresso em todas as suas dimensões humanas: o psíquico, o social, o material e o espiritual. Consiste na oferta de suporte psicossocial e jurídico, palestras, encontros e acompanhamento pessoal do egresso e de sua família e está aparado nas seguintes linhas de atuação:

Dependência Química: O programa conta com uma estratégia própria para acompanhar este grupo, promovendo encontros e palestras específicas acerca do tema da dependência química, além da inclusão do egresso em grupos de N.A e/ou A.A, Pastoral da Sobriedade, Amor Exigente e outros. O programa ainda promove encaminhamentos à rede de saúde pública, inclusive ao CAPS AD e estabelece parcerias com comunidades terapêuticas, que possam, eventualmente, receber o egresso para tratamento.

Espiritualidade: O programa promove encontros de espiritualidade e procura encaminhar os egressos para os diversos movimentos da igreja, tais como: equipes de liturgia, grupos de jovens, encontros de casais, escolas dominicais, células, e outras atividades. 

Escolaridade: O programa busca encaminhar os egressos para a rede escolar de ensino, tendo como meta a conclusão de ensino fundamental e do ensino médio, e quando possível, para o ensino superior. 

Profissionalização: O programa articula parcerias com diversos setores públicos, privados, escolas técnicas e etc, a fim de oferecer cursos profissionalizantes para os egressos.

Inserção no Mercado de trabalho: O programa busca parcerias com empresas e instituições dispostas a oferecer vagas de empregos para os egressos. 

Acompanhamento Individual: O programa realiza o acompanhamento periódico dos egressos em livramento condicional e prisão domiciliar. Estes deverão assinar o ponto diário ou mensal, dependendo de sua condição processual, além de serem monitorados no ambiente de trabalho.

Acompanhamento da Família: O programa acompanha, quando possível, os familiares dos egressos, proporcionando encontros de espiritualidade, valorização humana, atendimentos, visitas domiciliares, eventuais doações, encaminhamento para cursos e vagas de emprego, etc. O programa oferece atenção especial à família, de modo a contribuir para a superação da violência doméstica, maus tratos e situações de precariedade extrema. 

  1. Acolher TODOS OS EGRESSOS E SEUS FAMILIARES;
  2. Acreditar NO EGRESSO, QUE É CAPAZ DE VENCER E SUPERAR AS DIFICULDADES;
  3. Aprimorar AS HABILIDADES, TÉCNICAS E CONHECIMENTOS DO EGRESSO;
  4. Assessorar O EGRESSO, DIALOGANDO, ACONSELHANDO, PARA DESENVOLVER A AUTO-ESTIMA;
  5. Alavancar O EGRESSO PSIQUICA, ESPIRITUAL, FAMILIAR E PROFISSIONALMENTE;
  6. Acompanhar e fiscalizar O EGRESSO EM SEU AMBIENTE DE TRABALHO E EM SUAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS;
  7. Aplaudir O EGRESSO ATRAVE´S DE CELEBRAÇÕES, FESTAS E ATIVIDADES DE INCENTIVO.

Wellington Alves

+55 37 3242-4225

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs