Caminhos do Cuidado – Em Busca da Sobriedade – CCBS é um programa da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados, elaborado para o enfrentamento da problemática da dependência química e de álcool, dos recuperandos e recuperandas das APACs. Sua estrutura conceitual busca responder à três perguntas: a. O que é sobriedade; b. Por que viver sóbrio? c. Como alcançar a sobriedade?

Influenciada por diversos fatores, a realidade prisional tem se modificado radicalmente, e neste contexto, o perfil do preso que chega para cumprir pena nas APACs é completamente diferente daquele de 10 ou 15 anos atrás. Para se ter uma ideia, cerca de 92% dos recuperandos e recuperandas são dependentes químicos, fato que por si só, se apresenta como um grande desafio para os indicadores de excelência da metodologia.

 

Verifica-se, atualmente, que a proposta metodológica parece não atingir parcela significativa dos recuperandos que cumprem pena nas APACs, e o número de reincidentes, cujo motivo está ligado a problemas relacionados ao uso e abuso de substâncias psicoativas ou sua relação direta ou indireta com o álcool ou as drogas, tem crescido assustadoramente, o que irá, sem nenhuma sombra de dúvidas, a curto e médio prazo, incidir negativamente sobre os índices de reincidência.

 

O programa surge, portanto, do fato de estarmos plenamente convencidos de que a dependência de álcool e drogas é o maior desafio que está posto para todos aqueles que se encontram comprometidos com o projeto das APACs; e que, a exemplo da frase célebre do filósofo grego Sófocles em o mito da esfinge da cidade de Tebas: “Decifra-me ou te devoro”, temos a obrigação de romper com determinados conceitos, mudar paradigmas e consequentemente, encontrar novos caminhos.

Esse importante instrumento de combate ao uso de drogas e álcool, foi construído ao longo de quase cinco anos, inclusive a partir da internação voluntária de alguns de seus funcionários em diferentes clínicas e comunidades terapêuticas, objetivando o estudo e o conhecimento de boas práticas na área do tratamento da dependência química. O processo de construção desta primeira versão, começou em 2017 e encerrou-se em 2021.

O programa é dividido em três fases:

  1. O Convite: O recuperando é convidado a participar do evento de celebração da formatura de seus companheiros, no programa CCBS, ocasião em que terá contato com o vídeo de divulgação do programa, além dos testemunhos dos recuperandos formandos.

  2. O curso: é uma inovadora ferramenta psicopedagógica, constituída de vídeos, estudos bíblicos e dinâmicas, que tem por objetivo despertar nos recuperandos e recuperandas a demanda pela sobriedade, como fator essencial para viver bem na APAC e posteriormente, na liberdade. O material didático é composto por caderno do cursista, caderno do monitor e pendrive do curso. O curso está formatado em 9 sessões a saber:

    1. O que é viver bem? Objetiva ajudar os cursistas a refletirem sobre o que é viver bem na APAC e em liberdade;
    2. O que é sobriedade? Objetiva despertar os cursistas para os benefícios da sobriedade;
    3. Porque viver sóbrio? – Motivações: Tem a finalidade de despertar nos cursistas as motivações para viverem sóbrios;
    4. Porque viver sóbrio? – Perdas: Tem a finalidade de despertar os cursistas para as perdas inevitáveis por não se manterem sóbrios;
    5. Porque viver sóbrio? – Legado: O objetivo dessa sessão é ajudar os cursistas a refletirem sobre o legado que estão construindo como usuários de álcool e drogas;
    6. Grupos de autoajuda – Os 12 passos: O objetivo dessa sessão é ajudar os cursistas a terem uma visão panorâmica dos 12 passos do cristão;
    7. Grupos de autoajuda – Projeto de vida: A finalidade dessa sessão é despertar nos cursistas a consciência da necessidade de se construir um projeto de vida pessoal;
    8. Grupos de autoajuda – Prevenção da recaída: A finalidade dessa sessão é ensinar os cursistas a lidar e prevenir a recaída no álcool e nas drogas;
    9. Celebração de formatura – O objetivo dessa sessão é celebrar com a equipe da APAC – funcionários e voluntários, recuperandos, familiares e coordenadores de comunidades terapêuticas, grupos de auto ajuda, etc., a conquista da conclusão do Programa Caminhos do cuidado. Funciona também como evento de convite para os demais recuperandos que não participaram do programa.

     

  3. Caminhos de perseverança: Nesta fase, os recuperandos que já fizeram as 9 sessões, engajam nos grupos de mútua ajuda, existentes nas APACs, que podem ser Alcóolicos Anônimos, Narcóticos Anônimos, Amor exigente, Pastoral da sobriedade, Projeto de vida, Prevenção da recaída, etc. É nestes grupos, que já possuem uma tradição e resultados comprovados de tratamento da dependência química e de álcool, que os recuperandos irão vivenciar seu caminho pessoal de sobriedade.

 

O programa Caminhos do Cuidado, em busca de sobriedade e todo seu material didático é de particular aplicação nas APACs filiadas à FBAC. Procure a APAC mais próxima de sua cidade e manifeste aos responsáveis, seu interesse em se tornar um monitor deste programa. Uma vez, feito este primeiro passo, você será convidado (a) a participar dos cursos presenciais de capacitação para novos monitores, oferecidos pela equipe do Programa CCBS. Após a capacitação, os monitores já estão habilitados para aplicar o programa.

Se quiser maiores informações, entre em contato com: 

Marcelo Leal Santos

Telefone: 37 99186-6102
E-mail: ccbs@fbac.com.br

Ultimas noticias sobre o CCBS

Acompanhe as ultimas notícias do programa no portal www.fbac.org.br 

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs