





Quem somos?
A Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados – FBAC é uma Associação Civil de Direito Privado sem fins lucrativos que tem a missão de congregar a manter a unidade de propósitos das suas filiadas e assessorar as APACs do exterior.
Mantém ainda a tarefa de orientar, zelar e fiscalizar a correta aplicação da metodologia e ministrar cursos e treinamentos para funcionários, voluntários, recuperandos e autoridades de modo a consolidar as APACs existentes e contribuir para a expansão e multiplicação de novas APACs.
Nossa História
Em Outubro de 1990, São José dos Campos sediou a Conferência Latino-Americana, com a representação de 21 países, todos interessados em estudar o trabalho das APACs.
Em Julho de 1991, nos Estados Unidos, foi publicado um relatório sobre o Método APAC, afirmando que ele poderia ser aplicado, com sucesso, em qualquer lugar do mundo.
Em 1993, foi produzido pela BBC de Londres um documentário, em vídeo, sobre o Método APAC, posteriormente distribuído em vários países da Europa e Ásia.
Pouco a pouco dezenas de APACs começaram a surgir no Brasil e em outros países, hoje presente em vários estados brasileiros e 28 países.
Esses fatos motivaram a fundação da FBAC (Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados), entidade jurídica, de utilidade pública, para acompanhar e orientar as APACs no Brasil e no mundo.
A FBAC foi fundada em São José dos Campos/SP no dia 09/07/1995, sob a presidência de Mário Ottoboni. No Início era chamada de Confederação Brasileira das APACs - COBRA APAC.
É a entidade que congrega, orienta, fiscaliza e zela pela unidade e uniformidade das APACs do Brasil e assessora a aplicação do Método APAC no exterior.
No ano de 2004, por ocasião do V CONGRESSO NACIONAL DAS APACs, a sede da FBAC foi transferida para a cidade de Itaúna em Minas Gerais.
Primeira Sede da FBAC em Itaúna/MG, localizada no piso superior da APAC feminina.
Foi inaugurada a Sede da FBAC, Memorial Mário Ottoboni e Centro Internacional de Estudos do Método APAC, em Itaúna/MG.
Por ocasião da celebração dos 50 anos do Martírio de Franz de Castro Holzwarth, foi realizada a instauração da Cruz da Esperança e Inauguração do Monumento a Franz de Castro
VISÃO
Humanizar o cumprimento das penas privativas de liberdade, oferecendo ao condenado condições de recuperar-se e, ainda, proteger a sociedade, socorrer as vítimas e promover a Justiça restaurativa.
MISSÃO
Congregar as APACs do Brasil e assessorar as APACs do exterior, mantendo a unidade de propósitos das Associações, e orientar, assistir, fiscalizar e zelar pelo fiel cumprimento da metodologia APAC, do modelo de gestão e dos padrões de disciplina e segurança.
META
Consolidar as APACs existentes e desenvolver estratégias para implantação do método APAC
em todas as comarcas do Brasil.
