Na manhã da última sexta-feira, 10 de fevereiro, a FBAC realizou o 4º Reciclar, um encontro virtual trimestral para os facilitadores do Programa “A Viagem do Prisioneiro”. O encontro foi mediado pela coordenadora do programa, Adilza Paraízo, e dividido em 3 momentos: espiritualidade, partilha e informação.

O encontro teve início às 10h com um momento de espiritualidade conduzido por Maicol Amorim, que assumirá a coordenação do programa pelos próximos meses enquanto Adilza passa pela licença maternidade.

No segundo momento, houve a partilha, que possibilitou aos facilitadores discutirem quais tem sido os maiores desafios enfrentados para implementar o “Programa A Viagem do Prisioneiro” dentro das APACs, como tem sido a receptividade, resultados, etc. O momento serviu também para os facilitadores tirarem suas dúvidas, partilhar novas ideias e buscarem juntos soluções para os desafios relatados, visando melhorar o trabalho realizado.

O terceiro e último momento serviu para repassar informações importantes do programa, como o cronograma anual, a data de distribuição dos materiais para as APACs e tirar dúvidas restantes.

“O Reciclar tem sido um encontro muito rico, em que os facilitadores têm a oportunidade de participar de um momento de espiritualidade, ouvir a partilha de outros voluntários e tirar as dúvidas referentes a execução do Programa. Apesar de ser um momento virtual é de grande importância para todos os facilitadores”, afirma a coordenadora do programa Adilza Paraízo.

 

 

O que é o Programa “A Viagem do Prisioneiro”?

O Programa A Viagem do Prisioneiro é um estudo bíblico ecumênico de valorização humana que por meio do Evangelho de Marcos, apresenta Jesus Cristo, em 8 sessões de duas horas cada, com 3 simples e importantes questões para a vida cristã: Quem é Jesus? Por que Ele veio? O que significa segui-lo?

O Programa é baseado nos conhecimentos do curso “Conhecendo o Cristianismo”, executado pela primeira vez há 20 anos, na Igreja All Souls Church, em Londes, Inglaterra. O objetivo era deixar o evangelho dizer o evangelho, sem qualquer doutrina, àquelas pessoas livres que queriam saber quem era Jesus Cristo.

Devido aos excelentes resultados e expansão do trabalho a mais de 80 países, a Prison Fellowship International – PFI, resolveu implementar o método dentro do sistema prisional, obtendo grande êxito. Logo após, o Programa foi assumido aqui no Brasil em 2015 pela FBAC, que hoje o implementa por todo o país.

Atualmente, o Programa conta com mais de 340 facilitadores que são voluntários em 44 APACs e 13 Unidades Prisionais espalhadas pelos estados do Maranhão, Paraná e principalmente em Minas Gerais. Com isso o programa já alcançou quase 3 mil pessoas privadas de liberdade.

O Programa conta ainda com parceiros, como a Subsecretaria de Humanização do Atendimento do governo de Minas Gerais, bem como, a Sociedade Bíblica do Brasil, regional de Minas Gerais e Bahia, a qual doa uma bíblia sagrada a cada uma das pessoas privadas de liberdade que concluem o curso, objetivando proporcionar a continuidade do estudo bíblico.

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs