Entre os dias 06 e 10 de fevereiro a FBAC realizou uma capacitação para os Inspetores de metodologia. Durante a semana cheia de palestras e atividades que visaram capacitar ainda mais e incentivar os inspetores da instituição que atuam viajando pelas APACs para inspecionar a fidelidade da aplicação do método APAC, garantindo o êxito do trabalho realizado dentro e fora das unidades.

Durante os 5 dias de reunião, os inspetores tiveram vários momentos em grupo nos quais trabalharam desde a sua espiritualidade e autoconhecimento, até a habilidade de se relacionar, bem como aspectos práticos de metodologia e inspeção, de planos operativos, ações imediatas e ações estratégicas.

Em um segundo momento, ao fim do curso, os inspetores passaram também por um treinamento individual especializado sobre a Infoapac, bem como uma reparação para as inspeções da semana seguinte.

Primeiro dia:

O treinamento teve início às 08h de segunda-feira (06), com a presença do diretor do CIEMA Valdeci Ferreira, que promoveu momentos de espiritualidade e palestrou sobre as 5 habilidades essenciais do relacionamento.

Em seguida, o Diretor de Metodologia Roberto Donizetti palestrou sobre os aspectos práticos da metodologia e do processo de inspeção, finalizando o primeiro dia.

Segundo dia:

No segundo dia, o membro do Conselho Administrativo da FBAC, professor e consultor empresarial Paulo Matos, abriu o dia de capacitações com uma palestra provocadora e reflexiva na qual abordou os temas: definição de competência – CHA; e eficácia, eficiência e efetividade.

Segundo Paulo, o melhor caminho para driblar os grandes desafios enfrentados pela FBAC é o preparo e capacitação dos colaboradores: “discutimos muito hoje a questão de propósitos. Mas não adianta ter propósitos bonitos pendurados na parede e não desenvolver a capacidade para coloca-los em prática. Uma forma de desenvolver essas capacidades é através desses diálogos e trocas de experiência […] Esse momento (a capacitação) é muito importante porque contribui para as pessoas acelerarem esse desenvolvimento, alinhar questões e corrigir rotas ”, explica o consultor.

Após a palestra de Paulo Matos, a psicóloga Adriana Meireles finalizou a tarde com uma palestra sobre os temas: autoconhecimento e inteligência emocional, trabalhando com os inspetores questões humanas essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Terceiro dia:

O terceiro dia de treinamento se iniciou com uma palestra da Diretora–geral da FBAC, Tatiana Faria, que abordou com os inspetores o tema: histórico do processo de inspeção, enfatizando pontos sensíveis. Em seguida, ela dividiu a palavra com o Gerente de Relações Institucionais, Wellington Alves, para falar do tema: plano operativo, ações imediatas e ações estratégias – conceituação e propostas.  Após o almoço, Wellington de prosseguimento às palestras e falou sobre o novo material da escolinha do método. Ele abordou também o sistema de informação das APACs, o Infoapac.

Quarto dia:

O quarto dia contou com a participação do Gerente de Metodologia, Rinaldo Guimarães, que ministrou uma palestra sobre o tema: conhecimento para ilustrar a razão. Na tarde do quarto dia, o Gerente Jurídico, Fernando Nogueira, e a equipe de parceria composta por Matheus cunha e Cláudia Alves que falaram sobre parcerias com a Administração Pública.

Quinto dia:

A semana de capacitação se encerrou com treinamentos individuais de Infoapac e uma preparação para as inspeções da semana dos dias 13/02 a 17/02, ministrados pelo Gerente de Metodologia, Rinaldo Guimarães, o Gerente de Relações Institucionais, Wellington Alves e a equipe de inspetores.

Categories:

Tags:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs