Foi realizado na manhã desta terça-feira (14), um encontro formativo com o tema “Franz de Castro, servo de Deus”, que contou sobre a vida e morte do advogado e defensor social que morreu há exatos 42 anos, durante uma rebelião na cadeia pública de Jacareí (SP).

O encontro, que ocorreu durante toda a manhã de hoje, contou com a participação de recuperandos, diretores, colaboradores e voluntários de todas as APACs, além de membros da FBAC, bem como a participação especial do ex-recuperando Ubirajara Rabello (Bira), e o grande amigo de Franz de Castro, Padre Dimas. Estima-se que mais de 6.000 pessoas participaram do evento online.

Durante o encontro, foi transmitido o documentário “Franz de Castro – A Rebelião de Jacareí” que conta com detalhes, mediante depoimentos de vítimas e testemunhas da rebelião, o dia em Franz foi assassinado a tiros.

O encontro também foi espaço para membros da FBAC se manifestarem. O Diretor do CIEMA, Valdeci Ferreira, falou sobre a “Campanha pela Beatificação do Venerável Franz de Castro” que começa a partir de hoje (14). A campanha visa atingir uma margem de 10 mil cartas escritas por recuperandos, amigos e conhecidos de Franz de Castro, falando sobre suas ações em prol das causas sociais. O objetivo é fazer as cartas chegarem ao Vaticano, reforçando o processo de beatificação de Franz que já ocorre desde 2009.

Quem foi Franz de Castro?

O advogado e defensor social Franz de Castro Holzwarth nasceu em 18 de maio de 1942, em Barra do Piraí (RJ) e morreu de 14 de fevereiro de 1981. Junto a Mario Ottoboni, Franz de Castro atuou com amor e empenho nas causas sociais, sobretudo à causa das APACs.

Ele morreu em 14 de fevereiro de 1981 alvejado por mais de 38 tiros uma rebelião na cadeia pública de Jacareí (SP). Na ocasião, ele havia sido chamado para mediar o motim e se ofereceu para ficar como refém no lugar de um policial militar, sendo baleado junto à outras vítimas em um veículo que deixava o presídio.

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs