Entre os dias 02 e 05 de fevereiro, foi realizada na APAC Feminina de São João Del Rei (MG), a 2ª Jornada de Libertação com Cristo, que neste ano trabalhou o tema ‘Quem sabe não é tempo certo de fazer uma escolha?’. O evento contou com a presença de inúmeros voluntários vinculados a área da espiritualidade que palestraram retratando Jesus Cristo em sua humanidade e santidade, tal qual os preceitos de respeito, perseverança, liberdade, família, entre tantos outros que são levantados durante os momentos.

O que é a Jornada?

A Jornada de Libertação com Cristo é o 12º elemento da metodologia apaqueana, nele os recuperandos são questionados o tempo todo através de palestras e reuniões que tratam sobre a escolha do caminho correto. Inspirada no livro “Parceiros da Ressurreição”  de autoria de Mário Ottoboni e Valdeci Ferreira, o evento deve ser realizado anualmente por todas as APACs em funcionamento.

Programação do evento:

Em sua programação, o evento foi dividido em duas partes, sendo a primeira uma apresentação da misericórdia de Cristo, que teve como ideia central um questionamento inspirado no capítulo bíblico de Ester; já no segundo momento foi trabalhado o enfrentamento como terapia das realidades para as recuperandas através de diversas palestras. 

A FBAC esteve presente no evento no qual compareceram a Diretora-geral Tatiana Faria, o Inspetor de Metodologia Calor Henrique e o coordenador e co-autor do programa Caminhos do Cuidado em Busca da Sobriedade (CCBS), Marcelo Moutinho. O evento trouxe ainda como palestrantes o Juiz da Execução da Comarca de São João Del Rei,  Ernane Barbosa Neves.

A palestra da manhã de sábado (04), foi com a diretora-geral Tatiana que falou sobre o verdadeiro sentido da liberdade humana, destacando os aspectos mais importantes da liberdade para a mulher que cumpre pena nas APACs, quais são os principais desafios, e os modelos nas quais elas devem se espelhar para obter uma liberdade duradoura. 

Já o inspetor Calor Henrique palestrou no período da tarde falando sobre a  valorização humana, a sinceridade e a solidariedade, mostrando às recuperandas a importância  de se falar a verdade, assumir seus erros e principalmente encarar a APAC como um laboratório para a vida em liberdade. 

Logo após, para finalizar a participação da FBAC, o coordenador da CCBS Marcelo Moutinho, palestrou sobre o tema “A mulher na comunidade”, no qual tratou de aspectos relacionais da recuperanda com seus familiares, vítimas, e a sociedade em geral, levando-as a uma reflexão e provocação para ajudá-las a tomar uma decisão de mudança vida. 

Para além dos especialistas, o painel de palestrantes contou também com a presença de 4 ex-recuperandas que deram seu testemunho de vida visando motivar as recuperandas a perseverar na caminhada e promover o exercício do perdão entre elas. 

No domingo, a Jornada foi encerrada com a certificação de 54 participantes e com a visita de seus familiares. Ainda durante o encerramento, o presidente da unidade, Antônio Carlos de Jesus Fuzatto, e a Gerente Geral, Daniela Fazzion, apresentaram o questionamento final:

“Qual escolha será feita daqui pra frente, já que a jornada da mudança de vida começa agora?”. 

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs