A FBAC realizou uma importante visita institucional ao Paraguai, entre os dias 02 a 06 de outubro, marcando um passo significativo na expansão do método Apaqueano pelo mundo.

O principal objetivo da visita foi um encontro com o novo Ministro de Justiça do Paraguai, Dr. Ángel Barchini, juntamente com outros dirigentes de política criminal. Na manhã da terça-feira, a FBAC, representada pelo Sr. Denio Marx, Analista de Relações Internacionais, Felix Dupont, representante da APAC no Paraguai, e a Diretora da nova política prisional do país, Alejandra Mendoza, teve a honra de apresentar o método APAC ao ministro.


A FBAC destacou a importância do apoio do Ministério ao projeto no Paraguai e enfatizou a necessidade de manter um convênio de cooperação entre as entidades para garantir a sustentabilidade e expansão do projeto no país. O Ministro, em suas palavras, afirmou seu compromisso: “Quero APACs em todo o país e vou fazer todos os esforços para que isso aconteça. “Além disso, o Ministro revelou planos de visitar o Brasil em novembro, onde pretende conhecer uma APAC em território brasileiro. Esse intercâmbio fortalecerá ainda mais os laços entre as duas nações na busca por soluções mais humanas e eficazes para o sistema prisional.


Durante a semana, a FBAC também se reuniu com o vice-ministro de política criminal, a diretoria de novas políticas penais e o Diretor Nacional de obras. Denio Marx, representante da FBAC, aproveitou a oportunidade para visitar a APAC de Coronel Oviedo, que foi instalada em 2020 em um pavilhão adaptado, e se encontrou com a Juíza de Execuções Penais.


As perspectivas são promissoras. Até março do próximo ano, está prevista a inauguração da segunda APAC no Paraguai, na cidade de Emboscada, localizada a 30 km da capital, Assunção. De acordo com Denio Marx: “A visita e a receptividade do Ministro foram surpreendentes, e muitos passos importantes foram dados para a consolidação definitiva das APACs no Paraguai. Se essa abordagem for adotada como uma política do Ministério, em um futuro breve, poderemos ver APACs não apenas nas prisões comuns em Assunção e Ciudad del Este, mas também em outras áreas do país.”


A FBAC segue empenhada em sua missão de transformar o sistema prisional, buscando parcerias e compartilhando conhecimento para proporcionar uma segunda chance aos condenados e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e segura. Estamos juntos!

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs