A FBAC recebeu, entre os dias 28 e 29 de setembro, uma comitiva de autoridades do Estado do Espírito Santo. A visita teve o foco em conhecer as instalações da FBAC e os Centros de Reintegração Social-CRS’s de Itaúna/MG, para entender na prática como o Método apaqueano é aplicado.

As autoridades conheceram a estrutura da APAC feminina de Itaúna/MG, estiveram presentes no memorial Franz de Castro, na unidade produtiva de costura e demais espaços. Ao conhecerem a unidade masculina, a comitiva pode ver, com detalhes, o centro de aprendizagem, a fábrica de hóstia, a padaria, a fábrica de churrasqueiras e a unidade produtiva de fabricação de blocos ecológicos.

Em entrevista a reportagem da FBAC, o desembargador, Jorge Henrique Valle, relata a gratidão em ter vivenciado a experiência do Método APAC: “É um Método que inspira como alternativa, na questão da execução penal; minha área é da infância, e toda essa vivência, me fez pensar em levar a APAC Juvenil para o Estado do Espírito Santo. “

Para a Juíza da Vara Criminal de Linhares, Valeska Mesquita Pessotti, o Método é aplicado de maneira plena e genuína e seria como uma alternativa penal para o sistema tradicional que já existe, “Se a comunidade de Linhares/ES, achar que é pertinente a instalação da APAC na cidade, o poder judiciário está disposto a abraçar este projeto.

Ao final da estadia, a comitiva também esteve presente no Ministério Público da cidade, para uma reunião com o Juiz, Adelmo Bragança de Queiroz e a Promotora da Comarca de Itaúna, Maria José Figueiredo Siqueira e Magalhães Souza.

 A comitiva do Espírito Santo que esteve nestas visitas foi:

Jorge Henrique Valle dos Santos – Desembargador do Espírito Santo/ES

Jones da Silva de Freitas Mattos – Secretário de Segurança Pública e Defesa Social

Valeska Mesquita Pessotti Bassetti – Juíza da Vara Criminal de Linhares/ES

Cézar Augusto Ramaldes Da Cunha Santos – Procurador de Justiça

Emmanoel Arcanjo De Souza Gagno – Procurador de Justiça

Itamar de Ávila Ramos – Promotor de Justiça

Edval Antonio Sant’ana – Presidente do Conselho Interativo de Segurança Pública de Linhares (Consel)

 

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs