A FBAC (Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados) lançou o Curso de Valorização Humana e Terapia da Realidade,  em uma reunião online realizada no dia 16 de outubro. A iniciativa visa aprofundar o conhecimento sobre a Valorização Humana, com ênfase na Terapia da Realidade, elemento fundamental e base da metodologia das APACs (Associações de Proteção e Assistência aos Condenados).

O curso surge como um esforço para aprofundar nos aspectos práticos e trazer material de orientação para as equipes e aplicadores de Valorização Humana e Terapia da Realidade, reunindo o conhecimento adquirido a partir das obras escritas sobre o assunto e da experiência prática adquirida nas próprias APACs. O curso, gravado em parceria com a APAC de Betim, contou com a participação de destacados profissionais na área, incluindo Valdeci Ferreira, Diretor do CIEMA, e Marcelo Moutinho, Gerente de Comunicação, Pesquisa e Desenvolvimento da FBAC.

O lançamento teve início com a exibição de um teaser que apresentou momentos e palavras-chave relacionados ao curso. A Dra. Tatiana Faria, Diretora-Geral da FBAC, em seu pronunciamento, enfatizou a importância do curso, destacando os livros relacionados à valorização humana, escritos por Mário Ottoboni (Vamos Matar o Criminoso?), Valdeci Ferreira (Juntando Cacos, Resgatando Vidas) e Marcelo Moutinho (Confrontos pela Liberdade: Fundamentos da Terapia da Realidade no Método APAC).

Tatiana mencionou que “o curso é uma ferramenta fundamental para auxiliar os aplicadores da metodologia APAC, abordando a Valorização Humana e a Terapia da Realidade, que muitas vezes são mal compreendidas ou subutilizadas nas APACs“. O curso visa preencher lacunas de conhecimento e esclarecer confusões sobre esses conceitos vitais.

Wellington Alves, gerente de relações institucionais, explicou como o curso foi estruturado, compreendendo 18 horas de duração, das quais 14 horas consistem em vídeos, 4 horas em exames relacionados aos vídeos, material de apoio e a emissão automática de certificados pela plataforma. Durante o evento, foram exibidos trechos dos vídeos disponíveis nos módulos. Foi apresentado também, detalhes sobre a inscrição no curso, assim como informações sobre os módulos e o material de apoio disponibilizado.

Valdeci Ferreira salientou que “A grande descoberta que será feita, ao acessarem o curso, vai encher de energia, entusiasmo e renovar a paixão das pessoas que se dedicam a essa causa da recuperação dos presidiários.” Ressaltou também a importância da Valorização Humana como base do Método APAC e destacou a necessidade de se criar um ambiente favorável para a recuperação dos presidiários. Ele salientou que o curso tem o objetivo de corrigir equívocos e garantir que as APACs sejam efetivas oportunidades de mudança na vida dos recuperandos.

O curso está atualmente dedicado aos funcionários das APACs, com a possibilidade de que voluntários sejam indicados pelos presidentes das APACs para participarem. A FBAC analisará a possibilidade de disponibilizar o curso para a sociedade em geral.

O lançamento do Curso de Valorização Humana e Terapia da Realidade foi finalizado, após uma sessão de perguntas e respostas, na qual a audiência teve a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o curso. 

A FBAC demonstrou extremo entusiasmo e compromisso em continuar fortalecendo a metodologia APAC e a promoção da valorização humana como um pilar fundamental na recuperação de condenados.

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs