curso voluntariosTemos afirmado incansavelmente que é indispensável não improvisar, evitar imediatismo, e a ambição de se promover através da APAC. E por que insistimos o tempo todo a respeito da necessidade de repudiar os oportunistas?

A APAC é uma obra de Deus e, como tal, merece ser respeitada. Quando improvisamos, corremos o risco iminente de fracassos e desacertos, e os desavisados acabam acusando o Método como ineficaz. Para matar o criminoso e salvar o homem, proposta apaqueana, o voluntário deve, no mínimo, estar em tudo, melhor preparado do que o preso, afinal, uma APAC forte depende da preparação dos seus voluntários.

Vemos, portanto, que é imprudente começar uma APAC sem que haja a preparação adequada dos voluntários, através do curso de formação, que representa importante e indispensável passo daqueles que encaram com seriedade a missão de recuperar o ser humano que errou e deseja voltar ao nosso convívio.

O curso de formação de voluntários completo é composto de 21 aulas. Para os encontros, será necessário contar com a cooperação de monitores extras tais como: Promotores de Justiça, Advogados, Psicólogos, Médicos, Sacerdotes, etc., para que façam a exposição de determinados assuntos considerados técnicos. O voluntário não pode ser empurrado para tratar com os presos, sem conhecimento da maneira pela qual deva se conduzir. As coisas só tem significado quando as conhecemos.

Outra preocupação que necessariamente deva ser constante, é o planejamento. Precisamos aprender a planejar. Os improvisadores caminham sempre para o fracasso. Planejar para realizar deve ser a nossa preocupação. A APAC não se cria por decreto, mas pela soma de cristãos idealistas e responsáveis.
Somando esforços, venceremos todas as barreiras, falaremos a mesma linguagem e atingiremos os mesmos objetivos. Aos que se opõe à nossa luta, saibamos oferecer, como resposta, a nossa determinação e perseverança.

Vamos dizer sempre: quanto mais penalizamos o preso, mais será penalizada a sociedade. Diminuir a reincidência implica em proteção a todos, inclusive aos céticos que não enxergam além dos próprios pés. O preso perde a liberdade, conservando, porém, a dignidade. Os voluntários da APAC realizam a obra do coração de Deus.

Diante destas considerações, a FBAC orienta que todas as APACs realizem o Curso de Formação de Voluntários do Método APAC. Para tanto, estamos disponibilizando todo o material necessário para o planejamento e execução do curso (agenda, cartaz de divulgação, modelo de faixas, manual do monitor, etc).
A FBAC propõe ainda, que todas as APACs cumpram rigorosamente a agenda, sobretudo, respeitando a data de início e término do curso, de modo que todas as unidades iniciem e terminem o curso ao mesmo tempo, o que certamente contribuiria sobremaneira para a unidade do nosso movimento.

 

Clique aqui e baixe todo o material para o Curso de Formação de Voluntários 2012.

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs