A FBAC realizou nos dias 27 e 28 de Junho, o Curso de formação para monitores do Programa Caminhos do Cuidado em Busca da Sobriedade – CCBS na APAC Itaúna/MG.O programa é composto por nove seções que buscam responder através de vídeos, estudos bíblicos, atividades autodirigidas e dinâmicas a três perguntas: o que é sobriedade? por que viver sóbrio? e como alcançar a sobriedade?

A formação tem como objetivo, capacitar novos monitores para aplicação das sessões do programa Caminhos do Cuidado nas  APACs, visando ajudar os recuperandos e recuperandas a enfrentarem o problema grave da dependência, levando-os a refletir sobre a sobriedade em suas vidas. 

 

A pedagogia adotada neste treinamento específico, chamou muito a atenção dos cursistas. O formato consistiu na prática de sessão, com recuperandos do regime fechado e, logo a seguir, plenário sobre considerações, sugestões e dúvidas sobre essa mesma sessão.

Os monitores da capacitação foram Marcelo Moutinho – coautor do programa, Marcelo Leal – coordenador e Christian Belmiro – psicólogo da APAC e monitor do programa CCBS. 

 

Estiveram presentes, 47 cursistas representando 20 APACs*, o encontro foi um importante momento de aprendizado para os novos monitores, destacando a metodologia pela qual o curso foi conduzido, com a realização prática de sessões específicas e plenárias para tirar dúvidas e dar orientações.

Em nota, o Coordenador do Programa Caminhos do Cuidado, Marcelo Leal, esclareceu que “O programa CCBS ( Caminhos do Cuidado – Em Busca da Sobriedade), atendeu  cerca de 25% dos recuperandos(as) nas APACs até o momento. As formações com novos monitores, acontecerão no decorrer do ano, visando alcançar cada vez mais recuperandos(as), ajudando-os a atingir os mais altos índices de recuperação, com a menor reincidência possível.”

Em entrevista à nossa reportagem, a voluntária da APAC de Cachoeiro do Itapemirim, Maria Elvira, explica a importância da realização da formação no contexto da APAC “ Este curso especialmente, vai nos instrumentalizar para mostrarmos aos recuperandos o desejo da sobriedade.”

O programa CCBS ( Caminhos do Cuidado – Em Busca da Sobriedade), é fundamental para auxiliar os recuperandos a perceberam que vícios podem tirar o bem estar e a liberdade tão almejados, neste sentido o CCBS, é uma ferramenta para romper com determinados conceitos, mudar paradigmas e consequentemente, encontrar o recomeço.

A FBAC felicita os novos monitores do programa CCBS com votos de que possam colocar em prática, em breve, todos os conhecimentos adquiridos nesta capacitação e agradece a hospitalidade e empenho da APAC de Itaúna/MG, na pessoa de seu presidente Dr. Peter Gabriel Gonçalves de Andrade, pela colaboração indispensável para o sucesso deste evento.

*APACs presentes nesta capacitação: Pouso Alegre/MG, Arcos/MG, Rio Piracicaba/MG, Lagoa da Prata/MG, Manhumirim/MG, Cachoeiro de Itapemirim/ES, Belo Horizonte/MG, Itaúna/MG, Araxá/MG, Nova Lima/MG, Santa Bárbara/MG, Paracatu/MG, Divinópolis/MG. Nepomuceno/MG, Santa Maria do Suaçuí/MG, Sete Lagoas/MG e Betim/MG.

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs