Entre os dias 18 e 19 de setembro, a subsede da FBAC no Maranhão, realizou a Capacitação das Equipes de Segurança das APACs do estado, com a presença de 36 colaboradores de 7 APACs. Participaram encarregados, inspetores e condutores de segurança.

O treinamento, em parceria com a  Academia de Gestão Penitenciária-AGPEN, foi realizado para instruir as equipes no alinhamento e padronização de procedimentos com base nos regulamentos do Método APAC e nas atribuições de cada um. Para ministrar o treinamento, estiveram presentes a Gerente Administrativa, Rayanna Araújo, a Encarregada Administrativa, Aline Alencar e o Inspetor de Metodologia, Jailson Cruz. 

No primeiro dia, foram tratados o propósito e a essência da metodologia. Por meio da capacitação, as equipes aprenderam a minimizar os riscos e prevenir-se contra erros que podem impactar na manutenção da disciplina e da segurança nas APACs.

O último dia de capacitação teve como foco as faltas, as sanções disciplinares e o Processo Administrativo Disciplinar – PAD. As equipes realizaram aulas teóricas e práticas, com estudo de caso e reuniões de grupo.

De acordo com Tatiana Faria, Diretora-geral da FBAC que participou virtualmente da capacitação: “Encontros dessa natureza são fundamentais para que a gente possa debater sobre os procedimentos e uniformizar os processos que são adotados nas APACs. Sobretudo eu espero que as equipes tenham refletido sobre as nossas principais armas, na metodologia APAC: o amor, a confiança e a disciplina, como um processo educacional na vida do recuperando, como mola propulsora da mudança de vida; que possam ter aprendido também sobre a pedagogia da presença, sobre a terapia da realidade e sobre espiritualidade; tudo isso são ferramentas importantes para que a gente possa praticar a disciplina e a segurança prevista na metodologia.”

Representando a Secretaria de Administração Penitenciária – SEAP, estiveram presentes, o Subsecretário, Fredson Maciel, a Supervisora da Metodologia APAC, Rosália Celeste e a Gestora da Unidade Gestora de Modernização e Articulação Institucional, Mônica Barros.

Sobre a participação, na capacitação das equipes de segurança das APACs, o Subsecretário de Administração Penitenciária, Fredson Maciel relata: “Com muita alegria participei da capacitação para as equipes de segurança das APACs, promovida pela FBAC durante dois dias, na Academia de Gestão Penitenciária (AGPEN). As APACs e a FBAC são grandes parceiras da SEAP, no nosso objetivo de ressocialização das pessoas privadas de liberdade. São fundamentais as capacitações para as equipes que atuam na segurança dos Centros de Reintegração Social do Maranhão. A SEAP ofertou o suporte necessário da nossa AGPEN, para que o treinamento pudesse ocorrer, sabendo da necessidade de constante aperfeiçoamento teórico e prático dos profissionais, bem como da relevância de padronização de procedimentos, para o sucesso da metodologia APAC no Maranhão”.

Para Rayanna Araújo, Gerente da subsede da FBAC – Maranhão, a capacitação é uma oportunidade para o alinhamento das unidades e padronização de procedimentos: “Tivemos a chance de falar a mesma coisa para todas as equipes e tirar dúvidas. Esperamos que daqui para frente, os erros sejam menores. Esperamos também, fidelidade na aplicação da metodologia apaqueana.” 

A FBAC agradece o empenho de todos, principalmente a SEAP, uma parceira fundamental na gestão das APACs no Estado.

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs