Iniciado em julho deste ano, o Projeto Libélula, que tem como parceira a AVSI-Brasil, investe atenção, energia e recursos no público encarcerado, buscando a igualdade de gênero. Aconteceu na manhã da quinta – feira, 14 de setembro, a formatura da primeira turma deste projeto, na APAC feminina de Belo Horizonte/MG. 

O Projeto Libélula visa ainda, contemplar as recuperandas com um percurso formativo teórico e prático, que possa trazer conhecimentos, atitudes e valores que irão auxiliá-las durante o processo de reabilitação, resgatando a autoestima, o sentimento de valorização e utilidade social em um contexto de valorização humana, a partir da ótica das questões de gênero.  

O percurso formativo foi composto por uma formação humana de 30 horas, dividida em dois módulos: um, desenvolvido pela FBAC para fortalecimento da metodologia apaqueana à luz da questão de gênero e o outro, foi desenvolvido por especialista contratada, abordando temas como autoconhecimento, inteligência emocional, comunicação assertiva, cidadania e sociedade e empreendedorismo e, após essa etapa inaugural, a turma foi dividida em dois grupos, sendo que um recebeu uma formação técnica em sublimação e o outro em costura, ambos com carga-horária total de 60 horas-aula.

Peças feitas pelas formandas do curso de sublimação

Tatiana Faria, Diretora Geral da FBAC, que acompanhou de perto esta primeira turma do projeto destaca que: “ Nós queremos repensar o processo de ressocialização das mulheres que estão cumprindo pena nas nossas APACs femininas; que elas voltem para a sociedade totalmente recolocadas, com as vidas totalmente ressignificadas. Que elas encontrem dentro de si mesmas a força que necessitam para serem grandes agentes de transformação de sua vida pessoal, do meio em que vivem e das suas famílias; que voltem a ser mulheres realmente conscientes de sua posição política na sociedade, conscientes e empoderadas. Que possam ter muitas ferramentas para ressignificar suas vidas. Tudo isso, é o que o Projeto Libélula está proporcionando para elas, através da formação humana e das oportunidades de profissionalização e trabalho.”

Para fomentar esta política pública tão necessária no contexto atual do encarceramento feminino, Tatiana agradece a parceria com a AVSI Brasil, que é parceira fundamental. Essa parceria vai de encontro a um desafio que a FBAC tem se proposto: ir além de recuperar e de retirar estas mulheres da vida do crime, ressignificando suas vidas e transformando suas histórias.

O projeto Libélula será realizado também nas APACs femininas de Frutal/MG, Itaúna/MG, Rio Piracicaba/MG e Governador Valadares/MG. Serão beneficiadas diretamente, 120 mulheres, em privação de liberdade.

Compuseram a mesa de honra:

Vara de Execuções Criminais

Dr. Daniel Dourado Pacheco (Juiz de Direito da Vara de Execuções Criminais de Belo Horizonte)

FBAC 

Tatiana Faria – Diretora-Geral da FBAC

AVSI Brasil

Deborah Amaral (Gerente-geral da AVSI Brasil em Minas Gerais)

APAC feminina de Belo Horizonte

Maria Geralda Vilela Cupertino (Presidente da APAC de Belo Horizonte)

Professores da formação técnica

Regina Alves (Professora de Formação Humana)

Vinicius Miranda (Professor de Sublimação)

Katia Maia (Professora de Costura)

 

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs