Nesta semana, nos dias 19 e 20 de setembro, a Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC) deu mais um passo importante em direção à consolidação das Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APACs) como política pública de estado no Paraná. A viagem institucional contou com a presença de Tatiana Faria, Diretora-geral da FBAC, Valdeci Ferreira, Diretor do Centro Internacional de Estudos do Método APAC (CIEMA), e Dr. Luiz Carlos Rezende, Presidente do Conselho Administrativo da FBAC e também Presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (AMAGIS).

O objetivo central da visita ao Paraná foi fortalecer as relações institucionais e parcerias estratégicas para consolidar as APACs como uma alternativa eficaz de ressocialização de condenados no estado. Tatiana Faria, Diretora-geral da FBAC, destacou a importância dos encontros desta semana: Estamos aqui para criar uma agenda que visa fortalecer as relações institucionais e consolidar as APACs do Paraná como política pública de estado em diálogo com os líderes, e autoridades dos dois dos principais órgãos de execução penal do estado, o Tribunal de Justiça e a Procuradoria-Geral do Paraná.”

No dia 19, os três representantes da FBAC se reuniram com o Desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, e com o Desembargador Ruy Muggiati, Coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Medidas Socioeducativas do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Essa reunião foi uma oportunidade valiosa para discutir estratégias de colaboração e alinhar esforços.

No dia 20, a comitiva da FBAC, juntamente com o Dr. Jaime de Cassio Miranda, Presidente da Comissão do Sistema Prisional (CSP) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), e diversos membros do Ministério Público do Estado do Paraná, reuniram-se com o Procurador Geral de Justiça do Paraná, Dr. Gilberto Giacoia. Essa reunião demonstrou o apoio e o compromisso das autoridades do estado com a causa das APACs.

Conforme observado por Valdeci, “Os compromissos firmados durante as reuniões assumiram um papel de destaque, uma vez que todas as instituições presentes reiteraram seu comprometimento em apoiar o projeto APAC“.  O Diretor do CIEMA também destacou as participações dos promotores das quatro comarcas que possuem APACs no Paraná; eles enalteceram o trabalho das equipes de suas APACs. 

APACs fortes e efetivas, são resultado da união de instituições comprometidas com a transformação do tratamento dado às pessoas em situação de prisão e com a paz social e foi exatamente isso que a FBAC constatou, no encontro com as lideranças do movimento apaqueano, no estado do Paraná.

 

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs