No último dia 10 de novembro, a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de Perdões, em Minas Gerais, comemorou duas décadas de existência. O evento foi marcado por uma atmosfera de união onde, funcionários dedicados da APAC, autoridades públicas comprometidas, recuperandos e voluntários engajados se reuniram para celebrar 20 anos de realizações e transformações.

A mesa de honra do evento foi composta por diversos representantes, incluindo Isilda Rodrigues Neves, Presidente da Diretoria Executiva da APAC de Perdões; Pastor Valdeci Venancio, Vice-Presidente da Diretoria Executiva da APAC; Dr. Sérgio Luiz Maia, juiz de Direito da Comarca de Nepomuceno; Dr. Vladimir Sossai, Promotor de Justiça da 6ª Promotoria em Lavras; Juliana de Jesus, Inspetora de Metodologia, representando a FBAC; além de autoridades do serviço público da cidade. Essa variedade de participantes ressalta o engajamento e apoio abrangentes, recebidos pela APAC, demonstrando a importância do evento para a comunidade local.

Isilda, expressou sua satisfação com as conquistas da instituição ao longo dos anos. “Estou muito feliz com essa conquista; saber que muitos recuperandos saíram daqui e conseguiram renovar a mente e o coração e trabalhar a dependência química. Temos muita coisa para fazer ainda, mas estamos no caminho, e Deus está nessa obra!”.

O Dr. Sérgio Luiz Maia, figura crucial na introdução do sistema APAC em Perdões, compartilhou uma narrativa envolvente dos primeiros passos da entidade, enfatizando as árduas lutas e as gratificantes vitórias que moldaram a instituição ao longo do tempo. Em seu discurso, ele expressou sua felicidade ao ver o trabalho que iniciou duas décadas atrás, perdurar e prosperar. “Ver que a APAC de Perdões hoje é uma realidade, onde tantas vidas foram transformadas, que tantas famílias foram reconstruídas, tantas pessoas tiveram a oportunidade de redefinir suas vidas, nos deixa extremamente tranquilos e confiantes que é realmente uma obra de Deus, o que nos deixa extremamente realizados e agradecidos”.

Durante o evento comemorativo, Juliana de Jesus, Inspetora de Metodologia da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), assumiu o papel de porta-voz da instituição, destacando a relevância do amor ao método e da construção de uma equipe sólida para o sucesso de uma APAC. Em sua fala, ela não apenas abordou aspectos técnicos, mas também compartilhou sua própria jornada, revelando como se envolveu com a APAC e a FBAC. Juliana aproveitou o momento para proporcionar aos presentes um belo e tocante instante de reflexão, conectando a história pessoal com a missão mais ampla de transformação e esperança que permeia o trabalho desenvolvido por essas entidades.

O evento também deu espaço para os funcionários da APAC expressarem suas alegrias em fazer parte dessa jornada transformadora. Um recuperando transformou sua trajetória de mudança, de forma artística em uma emocionante música de rap, compartilhando suas experiências e reflexões sobre a importância da instituição em sua vida.

A celebração dos 20 anos da APAC de Perdões não é apenas um marco temporal, mas um testemunho vivo das vidas que foram transformadas, das famílias que foram reconstruídas e das segundas chances que foram concedidas a centenas de recuperandos. A importância dessa data, transcende o tempo e reforça o compromisso da instituição em continuar sendo um farol de esperança para a prisão.

Que a trajetória bem-sucedida da APAC de Perdões inspire outras comunidades a abraçarem o modelo APAC, consolidando assim uma abordagem humanizada e eficiente no sistema prisional. A celebração de duas décadas é mais do que um aniversário; é um testemunho do poder da esperança, da resiliência e da capacidade de mudar vidas que existe no método APAC.

 

Link com fotos do evento: https://drive.google.com/drive/folders/1GcLjCH2VqKf2-1V-6SVwyp9zN63T_rg2?usp=sharing

Categories:

Tags:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs