tjparanaNa sexta-feira (10/10/2014), o Presidente do egrégio Tribunal de Justiça do Paraná, Desembargador Guilherme Luiz Gomes, visitou o Fórum da Comarca de Barracão e a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC. Acompanharam a visita o 1° Vice-Presidente, Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos; o 2° Vice-Presidente, Desembargador Fernando Wolff Bodziak; os Desembargadores Luiz Carlos Gabardo; Luiz Fernando Tomasi Keppen; Hamilton Mussi Corrêa; Luís Cesar de Paula Espíndola e Antonio Renato Strapasson.

No Fórum, os Desembargadores conheceram as bem decoradas instalações, a motivada e alegre equipe, bem como tomaram conhecimento das metas internas desenvolvidas pela Comarca, desde 2009, para agilidade dos processos. Sentiram o carinho com que os jurisdicionados são recebidos na Comarca. O Presidente do Tribunal de Justiça e os demais Desembargadores foram recebidos pelos Prefeitos, Vereadores, Advogados, Policiais Militares, Civis e Federais da Comarca, que enalteceram as realizações do Poder Judiciário da Comarca de Barracão. A visita foi acompanhada pelo Promotor de Justiça da Comarca, Michael Junio Gebeluky.

Na APAC, os Desembargadores conheceram as estruturas do regime semiaberto e fechado, presenciando a rigidez e a disciplina do método APAC, que exige comportamento e postura adequados de todos os recuperandos, durante o cumprimento da pena. Conheceram os 11 funcionários da APAC, responsáveis pela aplicação do método. Visitaram a capela, as indústrias internas (têxtil, de barras de sabão, de montagem de peças de torneiras) e foram saudados pelos recuperandos, que cantaram uma música em homenagem ao Tribunal de Justiça paranaense.

Conforme a Juíza, Dra. Branca Bernardi, a comitiva conheceu os índices de ressocialização do método APAC (100% de ressocialização em Barracão, com 50 recuperandos já liberados para o meio aberto, em cerca de 2 anos de atividade), bem como com os reduzidos custos (um preso custa 4 salários mínimos para o Estado, quando mantido em uma Penitenciária. Na APAC, esse preso custa 1 salário mínimo. Na Penitenciária, a média de ressocialização é de 14%, enquanto a média de ressocialização na APAC é de 91%).

Os Desembargadores pretendem divulgar o método pelo Estado do Paraná, para realizar a humanização no cumprimento da pena, preparando o recuperando para valorizar a família, o trabalho, as autoridades, voltando para a comunidade como um cidadão de bem. Na oportunidade, desceraram uma placa em homenagem à APAC e ao trabalho da Juíza Branca Bernardi, da Presidente da APAC, Isaura Rosandra Pertile, e do Gerente Emerson Roberto Duarte.

Categories:

Tags:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs