rosavaladaresDe lacinho rosa no peito, as 44 recuperandas da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de Governador Valadares tiveram a rotina alterada na tarde do último dia 7, em um momento destinado à orientação e à melhoria da qualidade de vida, proporcionado pelos profissionais da Estratégia Saúde da Família Santa Rita III, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família V (Nasf) e do Sesc.  

Atentas, as recuperandas puderam acompanhar uma palestra sobre combate ao câncer de mama, receberam atendimento médico e se exercitarem com uma aula de aeróbica ao ritmo de uma animada música. Esta atividade faz parte das comemorações pelo Outubro Rosa, mês em que o foco é conscientizar as mulheres sobre a importância de se prevenir o câncer de mama por meio da realização do autoexame e da mamografia. 

Ester Evangelista de Jesus, 41 anos, contou que antes de ir para a APAC usava e traficava drogas e que nunca se preocupou muito com a saúde. “Pela primeira vez na vida vou fazer mamografia e exame preventivo; eu nunca tinha feito porque não dava bola para essas coisas; tinha outras preocupações. Há três anos eu vim pra cá e posso dizer que minha vida se transformou; sou uma outra pessoa. Aprendi que precisamos cuidar sempre da saúde para termos mais garra e força de vontade para sair daqui, retomar a vida e conquistar nossos sonhos”,  desabafou.

Ao contrário da colega, Bertolina, 53 anos, não descuida da saúde. “Eu meço a pressão, peso, confiro a glicemia, cuido dos dentes, já fiz ultrassom e, há quatro anos, me levam para fazer mamografia. E não demora a marcar: rapidinho elas agendam e faço os exames. Todas as profissionais, tanto da saúde quanto daqui da APAC, nos dão toda assistência porque cuidar da saúde é fundamental. Achei muito válida essa atividade; gostei demais da palestra, que serviu como aprendizado para mim. Coloquei este laço rosa na blusa para lembrar que é preciso cuidar das mamas sempre”, disse.

Para a assistente social do Nasf V Daniela Geber, o objetivo de levar informações para o maior número de mulheres foi alcançado. “Nosso foco era conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama, promover e valorizar os cuidados com a saúde, dando a devida importância ao tema, e, graças aos profissionais do Nasf, da ESF e do SESC, posso dizer que conseguimos fazer isso aqui na APAC”, concluiu. 

Fonte: valadares.mg.gov.br

Categories:

Tags:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs