Aconteceu na tarde desta terça-feira, 11 de Julho, a formatura do curso de mecânica de automóveis na APAC de Santa Luzia/MG. A formação profissional ofertada pelo SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, durou 4 semanas e está inserida estrategicamente na iniciativa da FBAC de estruturar o polo de treinamento e formação profissional em mecânica de automóveis, capaz de atender a recuperandos oriundos de diversas APACs. 

Compuseram a mesa de honra,  Raphael Lafetá, Diretor Executivo da MRV, Maurílio Pedrosa, Gestor do Instituto Minas pela Paz, Wellington Alves de Sousa, Gerente de Relações Internacionais da FBAC, Rosângela Alves de Freitas Lima, Diretora de Metodologia da APAC de Santa Luzia/MG, Júlio César Batista Santana, Membro do Conselho Fiscal da APAC de Santa Luzia/MG, Eugênio de Freitas Lima, Presidente da APAC de Santa Luzia/MG,   Maria Deuseli Silva Fonseca, Vice Presidente da APAC de Santa Luzia/MG,  Peter Gabriel de Andrade, Presidente da APAC de Itaúna/MG, Renata de Bessa Rachid, Presidente da APAC de Betim/MG, Ricardo Lopes Campos Alves, Presidente da APAC de Nova Lima/MG, Viviane Tompe, Presidente da APAC de Sete Lagoas/MG, Hélida Inácia Oliveira Fontes Silva, Gerente da APAC de Conselheiro Lafaiete/MG.

Participaram da formatura, 40 recuperandos, sendo 30 de Santa Luzia e 10 de outras APACs (Betim, Nova Lima, Lafaiete, Santa Bárbara e Itaúna). O Sistema S (SENAI, SENAC, SENAR, SEBRAE) é parceiro prioritário para a formação profissional de recuperandos e recuperandas. Por meio do acompanhamento do Instituto Minas pela Paz, atuam em contato direto com as APACs, através de suas regionais.

 

Para a nossa reportagem, Tatiane Alves ,supervisora de oficinas da APAC de Santa Luzia/MG relata que a formação agrega valor à vida profissional dos recuperandos: Como supervisora de oficinas, passamos por algumas dificuldades para profissionalizar os recuperandos, mas com esta parceria, foi possível prepará-los melhor para o mercado de trabalho.”

Fábio dos Santos, Gerente Geral da APAC de Santa Luzia/MG conta que a pretensão, no futuro, é profissionalizar o maior número de recuperandos possível: “Queremos construir uma escola permanente. Temos um projeto já escrito para isso e, esperamos contar com todos os nossos parceiros, em especial, o Tribunal de Justiça, para que tenhamos os recursos necessários para continuarmos profissionalizando os recuperandos e no futuro, também a comunidade.”

Para o recuperando P.H, esse curso promovido pelo Sistema S, foi uma realização pessoal: “Sempre quis aprender sobre mecânica, era um sonho desde pequeno, hoje a APAC me proporcionou este curso que é um aprendizado que vou levar para a vida.”

Agradecemos aos parceiros, (Sistema S) e Instituto Minas pela Paz pela realização desta ação profissionalizante na APAC de Santa Luzia/MG. Preparar os recuperandos para o mercado de trabalho é fundamental para a ressocialização, buscando um novo recomeço e sentido para a vida.

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs