Na última quarta-feira (27/07) e quinta-feira (28/07) a FBAC e as APACs da região receberam a visita do Procurador Dr. Jaime de Cassio (Conselheiro Nacional do Ministério Público), Dr. Alexandre Saraiva (Promotor de Justiça Militar), Dr. Henrique Macedo (Promotor de Justiça do Estado de Minas Gerais) e a Dra. Paula Moraes (Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de Goiás). 

Foram visitadas as APACs feminina e masculina de Itaúna, a sede da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), APAC Feminina de Belo Horizonte (MG) e APAC Masculina de Santa Luzia (MG). O objetivo foi conhecer as instalações e aplicação da metodologia apaqueana.

Dr. Jaime compartilhou com as recuperandas de Itaúna que “Essa foi a minha primeira vez em um estabelecimento prisional e já venho logo de primeira na APAC. Imaginava uma coisa totalmente diferente. Normalmente nós agentes da lei somos chamados para ensinar, mas hoje, só aprendi. Me surpreendi com o que vi, o que tem de organização, cuidado e limpeza é incrível. Vocês estão de parabéns!” 

Segundo o Dr. Alexandre Saraiva logo após conhecer a masculina de Itaúna; “É extremamente diferente de um presídio comum, fiquei impressionado! Acho que é quase impossível não se recuperar aqui, estou saindo daqui entusiasmado, nunca tinha visitado. Estou saindo entusiasmado, vou ver o que posso fazer para ajudar e vou ajudar. Na feminina me chamou muita atenção a vaidade das recuperandas, unhas pintadas, cabelo bem feito, maquiagem, isso recupera autoestima, né? Isso é muito importante. Minhas expectativas foram superadíssimas, colocar nos neste nível de contato humaniza muito não só a eles como nós também. Normalmente a gente se coloca socialmente como inimigo, uma experiência inesquecível.” 

Dr. Jaime, conversou com os recuperandos em Itaúna e disse: “Tenho 61 anos de idade, fui da Força Aérea Brasileira (FAB), passei 23 anos lá, depois fiquei 23 anos no Ministério Público e não fazia ideia que existia no sistema prisional brasileiro algo parecido com a APAC. Me impressionou profundamente, só vi esse tipo de organização em regime militar, de tanta limpeza, organização e disciplina. Acho que esse modelo tem que ser apresentado para o Brasil e mundo, essa é a principal razão de estarmos aqui hoje, sou Representante do Conselho Nacional do Ministério Público, já havia conversado com o Dr. Henrique que temos que pegar Minas Gerais como exemplo e apresentar para todo o Brasil, temos condições de levar para todos os Estados e darmos condições humanas para pessoas que erraram, a recuperação está aqui. Só tenho elogios para fazer, me impressionou profundamente, é um compromisso meu levar essa ideia adiante enquanto eu estiver a frente do Conselho Nacional, parabéns a todos.”

Para Dr. Henrique Macedo “a minha esperança é de produzir o mesmo efeito que creio que tenha produzido no Dr. Jaime, Dr. Alexandre e Dra. Paula. De que levem para o Conselho Nacional e seus respectivos estados a ideia de um Método que faz diferença. O que vocês aprendem aqui é ter uma nova vida, uma esperança. Meu desejo é que vocês aproveitem muito a chance que estão tendo, alguns estão perto de sair, alguns ainda possuem muitos anos a se cumprir fiquei muitos anos numa atribuição tribunal junto da execução, já denuncia umas 20.000 pessoas nas quais não lembro o nome de nenhum, mas com certeza lembram do meu nome, ao mesmo tempo eu trabalho aqui. Vai ser muito difícil lá fora, aqui vocês têm um CSS que são chatos e detalhistas (risos dos recuperandos), lá fora estarão sozinhos, aqui vocês serão abraçados, lá fora discriminados, aqui vocês são apoiados, uns ajudando os outros, lá fora serão abandonados, é muito mais difícil lá fora, estejam muito fortes e muito prontos pois vai faltar ajuda e não vai faltar gente convidando vocês para retornarem para o crime, aproveitem essa chance, cheguem-se a Deus, aproximem  uns dos outros, aproximem-se da APAC e reconciliem com a família de vocês, pois as pessoas que vocês foram o motivos de lágrimas um dia, serão o porto seguro de vocês lá fora. Somente menos de 1% da população carcerária brasileira está tendo a oportunidade de cumprir pena em uma APAC, não joguem essa oportunidade fora, que Deus abençoe todos vocês.” 

Ao final do dia, a Comitiva também conheceu a sede da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC) indo de encontro com a Diretora-Geral, Tatiana Faria e do Diretor-Geral do Centro Internacional de Estudos do Método APAC (CIEMA), Valdeci Ferreira, onde visitaram o Memorial do Dr. Mário Ottoboni e fizeram uma reunião para conversar sobre a APAC e a aplicação da Metodologia.


Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs