Olá pessoal, seguindo nossa jornada, nada mais apropriado do que conversarmos sobre o mais novo programa da FBAC, o Caminhos do Cuidado. O Programa foi lançado oficialmente no mês de outubro/21, durante um evento realizado na APAC masculina de Santa Luzia/MG que teve como objetivo a formação de multiplicadores da metodologia do programa. Foram 2 dias intensos de palestras, bate-papo e laboratórios. Quem conta mais sobre esse novo programa da FBAC é seu coordenador, o psicólogo e inspetor da FBAC, Marcelo Moutinho.

Marcelo Moutinho durante lançamento do programa

Como tudo começou?

Nasci em Belo Horizonte, mas a maior parte da minha vida eu vivi em Betim.

Minha mãe, muito religiosa, sempre nos conduziu com ela para a Igreja. Nesta época, os padres da minha paróquia estavam sempre envolvidos com questões sociais para conquista de melhorias para nossa região. Esta foi minha base.

Por volta de 19 anos, depois de ter participado de diversos grupos de minha comunidade, eu ainda estava a procura de algo que desse sentido para minha vida. Um dia recebi um convite para fazer uma visita a uma cadeia.

Assim começou minha história com as prisões. Na pastoral Carcerária percebi que este era um caminho muito exigente que pedia cada vez mais tempo e dedicação de minha parte. Fui entregando as demais funções que eu exercia para dar prioridade à Pastoral Carcerária.

Quando conheci a APAC, de fato este vínculo com a missão se consolidou.

O que é esse programa?


O programa caminhos do cuidado, em busca da sobriedade é uma ferramenta da FBAC para as APACs e tem por propósito  despertar os recuperandos e recuperandas para a necessidade  de se tratar a dependência de álcool e drogas. Se propõe também a ajudá-los a perceber a relação da sua ausência de sobriedade com a sua prisão.

Porque ele foi criado?


O programa foi criado para responder à demanda a respeito de ferramentas psicopedagógicas para combater a dependência dos recuperandos e recuperandas do álcool e das drogas. 

Através de estatísticas de reincidência e de sua correlação com os pontos de ruptura da metodologia, a FBAC constatou que 92% dos recuperandos das APACs tiveram algum envolvimento com álcool e/ou outras drogas, muitas vezes dentro do próprio ambiente familiar. Para solucionar este problema a FBAC, após cinco anos de estudos (incluindo internações voluntárias de alguns de seus colaboradores em instituições que tratam do tema), elaborou este programa, como pontapé inicial para o processo de tratamento da dependência de álcool e drogas. 

O programa caminhos do cuidado não é a solução para o problema, apenas o primeiro passo. As nove sessões não terão nenhuma efetividade, se ao final, não houver, na APAC, os grupos de apoio e perseverança tais como: AA, NA, Amor exigente, Projeto de vida e Prevenção da recaída.

 

Quem pode fazer este curso?


Todos os recuperandos e recuperandas das APACs estão aptos a submeter-se ao programa.

Quais foram os avanços desde o seu lançamento?


Desde o lançamento em novembro/2021 até agora 43 APACs instauraram turma, em um total de 300 recuperandos aproximadamente.

Quais as perspectivas para o ano de 2022, em quantas APACs ele já está sendo  aplicado e em quantas serão até o final do ano?


As perspectivas para o ano de 2022 é que no mínimo cada APAC faça 4 turmas de 12 recuperandos, ou seja, 124 turmas no primeiro semestre e 124 turmas no segundo semestre, em um total de 248 turmas e 2976 graduações até dezembro de 2022.

Vocês criaram o programa porque observaram uma “lacuna” no método, quando vc acha que teremos números para comparar se o programa deu certo?


De fato, o programa nasceu devido a uma demanda levantada por indicadores de reincidência, conforme relatado anteriormente. Os resultados objetivos do programa, serão evidenciados ao final de 12 meses, mas seu impacto nos índices oficiais de reincidência somente poderemos apurar daqui a 5 anos, que é o período de depuração legal. Contudo, a FBAC, internamente acompanha, a cada ano, a reincidência de suas filiadas, o que poderá nos indicar se estamos na direção certa.




 

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs