Por aqui as atividades não param, mal acabamos de postar uma entrevista com o coordenador do programa, Marcelo Moutinho, falando sobre as perspectivas do Caminhos do Cuidado, e ele (o programa), já vai dando frutos, com a formatura da primeira turma de 2022 na APAC masculina de Ituiutaba/MG.



O curso se estendeu de 01 de dezembro de 2021 a 26 de janeiro de 2022 e teve um número de 12 formandos.
Para Robson Ribeiro, recuperando da APAC de Ituiutaba, o curso foi uma experiência muito forte e transformadora: “Eu aprendi que a sobriedade vai muito além de álcool e drogas, mas tem a ver com nossa conduta de vida e o que eu devo fazer para alcançá-la. Eu aprendi muito com esse curso e indico para todos recuperandos, que querem ter uma mudança de vida, entrem no curso de coração aberto e tudo fará diferença na vida de cada um.”

A previsão para o início da próxima turma do programa é para 09 de março e a APAC pretende concluir um total de 6 turmas em 2022. O coordenador do programa, Marcelo Moutinho, fala do orgulho de fazer parte da elaboração desse projeto: “Me sinto honrado por ter sido convidado pela FBAC a coordenar esse programa. É uma grande emoção que brota da certeza de que, cada um destes formandos estão agora em um outro patamar de consciência e motivação para mudança de vida.”

Outras 3 turmas também estão concluindo suas atividades nos próximos dias nas APACs de São João del-Rei e Perdões, em Minas Gerais e na APAC masculina de Pato Branco no Paraná. Nos próximos meses, outras 32 formaturas já estão previstas.

Para Antoniel Lopes, voluntário da APAC masculina de perdões monitor do programa, o Caminhos do Cuidado é uma ferramenta poderosa para a transformação da vida dos recuperandos: “Essa é uma ideia muito boa que a gente ainda não faz ideia do quanto pode abençoar a vida dos recuperandos. Eu acredito que foi de extrema importância para a APAC e para os formandos; essa é uma nova porta, uma nova ferramenta para os recuperandos alcançarem a sobriedade e mudarem de vida.”

 

O programa

O programa é composto por nove seções que buscam responder através de vídeos, estudos bíblicos, atividades autodirigidas e dinâmicas a três perguntas: o que é sobriedade? por que viver sóbrio? e como alcançar a sobriedade?

O processo de elaboração do programa durou cerca de 5 anos, entre levantamento dos porquês e desenvolvimento da metodologia; durante o desenvolvimento do programa foram realizadas internações voluntárias de membros da FBAC em clínicas de recuperação para dependentes químicos, estudo bibliográficos, teste de controle de qualidade e a execução de 2 turmas piloto na APAC masculina e feminina de Itaúna/MG.

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs