Olá! Ainda em clima de animação, devido às celebrações de dezembro e as perspectivas de novos projetos, que é natural nessa época do ano, propomos uma nova série de matérias em nosso site, a série de entrevistas: “Por Dentro”. E do que se trata? Embora todos os projetos, programas e campanhas da FBAC tenham a recuperação do condenado como objetivo maior, a instituição mantém várias frentes de trabalhos para atingir isso. Nessa série de entrevistas, convidamos os coordenadores de cada uma dessas atividades para falar sobre sua situação atual e perspectivas para o ano que se inicia. Para começar, partimos com o programa “A Viagem do Prisioneiro”.

Boa viagem!

A coordenação

Adilza Mendes Paraízo é a coordenadora nacional do programa “A Viagem do Prisioneiro”. Graduada em pedagogia, ela está envolvida na causa apaqueana desde 2012.

“Me mudei para Pedra Azul/MG em 2012, assim que cheguei na cidade me tornei voluntária da APAC, que ainda estava em processo de implantação. Permaneci na APAC durante 6 anos, sendo 4 anos como voluntária e 2 anos como encarregada de segurança e disciplina.

Meu primeiro contato com A Viagem do Prisioneiro aconteceu em 2015, logo que o programa chegou ao Brasil, a partir daí comecei a acompanhar a aplicação do curso na APAC e no presídio local. Em 2019 fui convidada a trabalhar na FBAC, inicialmente como inspetora de metodologia, dois meses depois fui convidada a assumir a coordenação do programa A Viagem do Prisioneiro.”

O que é o programa A viagem do Prisioneiro?

A Viagem do Prisioneiro é um Programa da Prison Fellowship International (PFI) e tem como objetivo apresentar Jesus Cristo a pessoa privada de liberdade. A PFI criou uma parceria com a associação Christianity Explored, em Londres, Inglaterra, e adaptou o curso que era aplicado a pessoas leigas para um curso dentro da realidade prisional.  

O curso é um estudo ecumênico do evangelho de Marcos que tem duração de 8 sessões. A proposta é deixar que o evangelho conte o evangelho sem interferência de nenhuma doutrina religiosa. A Partir de três perguntas fundamentais o(a) prisioneiro(a) é convidado a conhecer Jesus de Nazaré e a sua missão. As perguntas são: Quem é Jesus? Por que Ele veio? Então, e daí? Somente depois de conhecer verdadeiramente quem é Jesus, entender a sua missão o(a) prisioneiro(a) é capaz de responder de forma livre e comprometida ao chamado de Jesus Cristo.

Porque ele foi criado?

A PFI é um órgão consultivo da ONU para assuntos penitenciários, e por isso lançou o programa A Viagem do Prisioneiro, para ajudar a pessoa privada de liberdade a fazer uma experiência com Jesus Cristo.

Quem pode fazer este curso?

A Viagem do Prisioneiro é um programa destinado a pessoas privadas de liberdade, portanto, somente quem se encontra nessa condição pode realizar o curso, seja na APAC ou no sistema comum.

Quantas pessoas já passaram pelo curso?

Mais de 16.000 prisioneiros(as) foram graduados no Brasil desde 2015. Vale ressaltar que, o programa é internacional e todos os dias novos(as) prisioneiros(as) são graduados (as).

Quais foram os avanços em 2021?

Apesar do momento em que estamos vivendo, a pandemia não impediu que 2.681 pessoas privadas de liberdade conhecessem o programa AVP. Muitos voluntários se dispuseram a ser facilitadores do programa. Novas prisões em diferentes estados brasileiros aderiram ao programa AVP. O programa está sendo aplicado em quase todas as APACs de forma contínua, inclusive as novas APACs que iniciaram suas atividades recentemente.

Quais as perspectivas para o ano de 2022?

Para este novo ano, estamos trabalhando para que muitas prisões do sistema comum possam aderir ao programa e mais prisioneiros(as) sejam alcançados. Nos últimos dois anos quase não conseguimos adentrar nas prisões do sistema comum devido a pandemia, em 2022 acreditamos que o covid-19 não nos impedirá de apresentar Jesus Cristo aos irmãos prisioneiros. Acreditamos que novas APACs iniciarão suas atividades, assim sendo, começarão também o programa AVP. Esperamos que mais voluntários abracem conosco esta missão, enfim, queremos conseguir mais apoiadores que invistam no programa e que possamos chegar a lugares mais distantes, mais difíceis.

Por isso, você que conheceu um pouco dessa história e deseja saber muito mais sobre o programa AVP, embarque conosco nesta viagem, seja voluntário, seja doador!

Estamos juntos!

Para mais informação sobre o programa, acesse o link
ou entre em contato: adilza@fbac.com.br / (37) 99109-7984



Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs