Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul. Você já deve estar familiarizado com alguma destas campanhas, afinal elas têm ganhado cada vez mais evidência em nossa sociedade e nos meios de comunicação. Essas campanhas foram criadas exatamente com esse intuito, o de gerar discussão na sociedade sobre temas importantes e que precisam ser debatidos e trabalhados publicamente.

Assim foi instituído também o Janeiro Branco, que é dedicado à promoção da “Saúde Mental” e tem como meta evidenciar o tema na sociedade, e chamar a atenção dos indivíduos, das autoridades e das instituições sociais para o assunto.

A campanha foi idealizada pelo psicólogo Leonardo Abrahão em 2014, e de lá pra cá vem ganhando a cada ano mais atenção da sociedade.

Estudos recentes chamam a atenção para a importância e urgência do tema. No Brasil, de acordo com uma pesquisa do Instituto FSB, 62% das brasileiras e 43% dos brasileiros afirmaram que a saúde emocional piorou durante a pandemia. Se os números assustam entre a sociedade em geral, imagine entre a população carcerária, que já vive uma realidade de privações e, muitas vezes, estressante.

Foi pensando nisso que a equipe de psicólogos e assistência social da APAC de Imperatriz/MA resolveu abraçar a campanha do Janeiro Branco e realizar  atividades de promoção à saúde mental dos Recuperandos. Segundo Jonanthan Araújo, psicólogo da instituição, a programação das atividades tem como foco a prevenção e promoção da saúde mental dos recuperandos. “Nós promovemos palestras, dinâmicas, atividades recreativa e exibimos filmes, tudo voltado pro tema saúde mental e saúde emocional.”

Além disso, o evento ainda inclui atividades físicas em sua programação, “Nós entendemos que o cuidado com o corpo também faz parte dos cuidados para com a saúde mental, por isso nós idealizamos um dia especial para incluir atividades físicas em nossa programação, que foi instituído como o Dia D.” Neste dia os recuperando receberão a orientação de profissionais de saúde como fisioterapeuta e enfermeira.

Quer saber mais sobre a programação? Siga o perfil da APAC imperatriz no instagram: @apacitz

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs