A Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC) promoveu um encontro online de grande relevância para o fortalecimento e aprimoramento das Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (APACs). Gerentes e Presidentes das APACs filiadas à FBAC participaram ativamente desse evento, que ocorreu nesta segunda-feira, 19 de fevereiro. 

Tatiana Faria, Diretora geral da FBAC e entusiasta do novo modelo de gestão, sobre este primeiro encontro, afirma que: “ Estes encontros periódicos, são de fundamental importância para alinhamentos com os gestores, para que possamos oferecer a eles, as ferramentas para implantar todos os eixos do plano de governança, e para que possamos alcançar os resultados pretendidos, voltados para uma gestão de excelência.”

O encontro proporcionou um espaço de troca de experiências e boas práticas entre os líderes das APACs, permitindo discutir desafios e estratégias para enfrentá-los de maneira eficaz. A importância deste encontro foi traçar as bases de um modelo de gestão moderno, simples e eficiente. Os encontros contribuem para qualificar, profissionalizar e tornar a gestão eficiente, transparente e eficaz. O novo modelo de gestão conta com 8 indicadores: Planejamento, Gestão financeira, Gestão de recursos humanos, Gestão de parcerias, Gestão de operações, Gestão de riscos e Gestão de relacionamento. 

Em entrevista a reportagem da FBAC, Paulo Matos, Consultor da FBAC, nos conta que o Encontro Online de hoje foi focado em elaborar um orçamento consistente, para a criação de uma gestão financeira robusta: “Falamos hoje sobre como construir uma visão mais abrangente dos fatores envolvidos nas finanças e ter consciência dos riscos e oportunidades envolvidas. Construímos um mapa mental no intuito de ajudar os gestores a dar um passo adiante e evoluir neste quesito.”

Para Hélida Inácia, Gestora da APAC de Conselheiro Lafaiete/MG, o primeiro Encontro de Diretores Presidentes do ano de 2024, foi muito importante para relembrar o quanto importante é o processo de gestão das APACs: “ A cada capacitação aprendemos mais e nos movemos em busca do nosso maior objetivo, que é a aplicação da Metodologia APAC, buscando novas técnicas com mais assertividade, para que o processo seja permanente e de forma continuada.”

Os participantes expressaram grande satisfação com a oportunidade de compartilhar conhecimentos e estratégias, ressaltando a importância desse tipo de iniciativa para o fortalecimento da rede de APACs e para o aprimoramento do trabalho realizado no sistema prisional brasileiro.

A FBAC reafirma seu compromisso em continuar promovendo encontros e capacitações que beneficiem as APACs e contribuam para a construção de um sistema de justiça mais humano e eficiente. A união e o engajamento dos participantes refletem a determinação de todos em promover a transformação positiva na vida dos recuperandos e na sociedade como um todo.

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs