A Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), realizou com sucesso o primeiro Encontro Online do Setor de Segurança das Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (APACs) de 2024. O evento virtual, ocorreu hoje, 09 de fevereiro de 2024, das 09h às 11h.

O encontro teve início com um momento de espiritualidade conduzido por Carlos Henrique, Inspetor de Metodologia da FBAC, que baseou sua reflexão no texto bíblico de Efésios 6:10-20, trazendo uma dimensão espiritual e reflexiva para o evento.

Em seguida, Roberto Donizetti de Carvalho, conhecido como Beto, Diretor Executivo de Metodologia da FBAC, deu as boas-vindas a todos os participantes, destacando a importância do encontro. Ele alertou sobre situações críticas observadas e instou as APACs a permanecerem atentas para evitá-las.

Beto destacou o desafio de reunir toda a equipe das APACs dada a expansão do número dessas instituições, enfatizando que eventos como esse, desempenham um papel crucial. Ele enfatizou a importância de encontros que reúnem encarregados de disciplina e segurança, assim como inspetores, como uma ferramenta para manter a união e fortalecer o propósito das APACs.

Rinaldo Guimarães, Gerente de Metodologia, apresentou a proposta central do encontro: um Planejamento Estratégico contra Fuga, Evasão e Abandono. Ele ressaltou a ambiciosa meta de reduzir ainda mais o número de fugas, evasões e abandonos em 2024, contribuindo para a proteção da sociedade, uma vez que evita que o recuperando retorne para a comunidade, sem ter feito a experiência do Método APAC. Guimarães destacou que, sua verdadeira aspiração é zerar estes números, eliminando completamente as fugas, evasões e abandonos nas APACs.

O Planejamento Estratégico contra Fuga, Evasão e Abandono é crucial para garantir a segurança nas APACs, promovendo a transformação positiva dos recuperandos e reduzindo a reincidência criminal. Através da adoção de estratégias adequadas e do envolvimento da comunidade, a FBAC e as APACs buscam efetivamente promover a ressocialização e reintegração social dos cidadãos que cumpriram pena nessas instituições. O evento evidenciou o compromisso contínuo da FBAC em orientar, apoiar e consolidar as APACs existentes, além de contribuir para a expansão e multiplicação de novas APACs.

 

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs