O juiz Juarez Morais de Azevedo recebeu no dia 15 de dezembro, em Brasília, das mãos da Ministra Fátima Nancy Andrighi, do Superior Tribunal de Justiça, a Menção Honrosa do Prêmio Innovare, com a prática “A APAC e a inclusão social do homem preso”, referente ao trabalho executado pela APAC Nova Lima em seus oito anos de existência. Foi o único trabalho de Minas Gerais premiado nesta edição do evento, que é considerado o mais importante do país na área jurídica.

A solenidade ocorreu no Supremo Tribunal Federal (STF) e contou com diversas autoridades, entre outras, o presidente do STF, Ministro César Peluso, o vice-presidente do STF, Ministro Carlos Ayres Britto, os ministros do STF, Carmen Lúcia Ribeiro Moura, José Antônio Dias Toffoli, Luiz Fux e Gilmar Mendes, o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, os ministros do STJ, Fátima Nancy Andrighi e Gilson Dipp. O presidente da APAC Nova Lima, jornalista Leno Dias também esteve presente como convidado no evento.

O Prêmio Innovare está em sua oitava edição e já analisou mais de 3 mil práticas. A Comissão Julgadora, formada por grandes personalidades do mundo jurídico e acadêmico, recebeu este ano, 371 propostas.

Para o juiz Juarez Morais, a premiação é um grande incentivo. “No ano em que a APAC de Nova Lima completa oito anos, relembramos o quanto foi difícil no começo. Tivemos resistência de alguns setores da sociedade nova-limense. Mas, um trabalho de conscientização ajudou-nos a mudar essa realidade e hoje, toda a comunidade participa da vida da APAC. Nesse sentido, esse prêmio é um reconhecimento nacional para todos os que atuam nas APACs.”

O juiz Juarez Morais diz que divide este prêmio com muitas pessoas, em especial com o Desembargador Gudesteu Biber Sampaio, que criou o Projeto Novos Rumos, hoje consolidado como Programa Novos Rumos, com os desembargadores Joaquim Alves de Andrade, Sérgio Rezende e Bady Curi, e com o juiz Paulo Antônio de Carvalho.

“Também merecem ser lembrados a promotora de justiça de Nova Lima, Elva Cantero, o ex-prefeito e hoje deputado federal Vitor Penido, que viabilizou a construção da APAC junto com os empresários Roberto Carvalho, da AngloGoldAshanti, Juarez Rabelo, da antiga MBR, hoje, incorporada pela Vale, o saudoso padre João Marcelino, diretores, funcionários e voluntários da APAC”, comemora o juiz Juarez Morais. O deputado federal Vitor Penido prestigiou a entrega do prêmio. A esposa do juiz de Nova Lima, Nídia Morais, que o acompanhou na cerimônia destacou que “Juarez abdicou de sua carreira no TJ para se dedicar a essa sua vocação com a APAC, e eu o vejo muito realizado e feliz, apesar do sacrifício e das dificuldades”, diz.

O juiz conta que “atuar na APAC é uma vocação, um sacerdócio. Nunca recebi qualquer remuneração, diárias ou compensação dos dias dedicados em Minas e em outros estados. Mas, sei que é assim para todos que se deixam cativar pelo Método APAC, que eu considero um projeto divino.”

O presidente da APAC Nova Lima destacou a importância do apoio e do entusiasmo do Dr. Juarez Morais de Azevedo na implantação e na garantia da excelência da APAC. “Ele tem sido sempre o grande incentivador da instituição, estando sempre presente, apoiando e também cobrando, no momento certo. Este prêmio mostra que a APAC Nova Lima está no caminho correto e que o método APAC é uma resposta eficaz para os desafios da Execução Penal humana e digna no país”. Leno Dias lembrou, ainda que em 2008, a APAC Nova Lima já havia sido reconhecida pela CPI Carcerária da Câmara dos Deputados como a melhor instituição prisional do país.

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs