Nos dias 28, 29 e 30 de outubro, cerca de 65 gestores de 32 APACs, dos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Espírito Santo, participam do III Curso de Administradores das Apacs, em Santa Luzia, realizado em conjunto pela Fundação AVSI, Instituto Minas pela Paz, Programa Novos Rumos do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC) e Puc Minas.

A abertura será na sexta-feira, dia 28 de outubro, com a palestra do desembargador Joaquim Alves de Andrade, que irá falar sobre “A importância da gestão profissional nas APACs de Minas Gerais”. Presentes à abertura, o diretor presidente da AVSI no Brasil, Gianfranco Commodaro, o diretor executivo da AVSI no Brasil, Jacopo Sabatiello, o gerente de Projetos do Instituto Minas pela Paz, Enéas Alessandro da Silva Melo, o diretor executivo da FBAC, Valdeci Antônio Ferreira, os professores da PUC Minas, André Murtê, Armindo dos Santos de Sousa Teodósio, Osvaldo Mauricio de Oliveira, Ricardo Ferreira Ribeiro, e a consultora Helena Queiroz.

Inserido nas atividades do Projeto “Além dos Muros” financiado pela União Européia através da Iniciativa Européia para a Democracia e os Direitos do Homem o (IEDDH), o curso tem como objetivo aprimorar as habilidades e competências de gestores encarregados de desenvolver atividades nas APACs, de forma a impulsionar a sustentabilidade econômica, social, política, cultural e ambiental dessas organizações e dos territórios nos quais atuam.

Ao longo dos três dias, os participantes vão se familiarizar com diversos conceitos de gestão inovadora, com exercícios práticos. O professor da PUC Mins, André Murtê, vai apresentar o “Estudo sobre as Apacs” realizado pela Pró-Reitoria de Extensão da PUC Minas. Na sequência, o também professor da PUC Minas, Ricardo Ferreira Ribeiro, explica e realiza com a turma o “Diagnóstico Rápido Participativo”.

No sábado, pela manhã, será abordado o tema “Gestão de Pessoas nas APACs” pelo professor da PUC Minas, Armindo dos Santos de Sousa Teodósio. Em seguida, será a vez da consultora Helena Queiroz falar sobre “Planejamento Estratégico e Mobilização de Recursos em APACs“

A manhã de domingo será reservada para a apresentação dos trabalhos e debates. O diferencial, neste curso, é que os gestores deverão elaborar um planejamento de estratégias a serem implementadas nas APACs onde atuam.

Ao final do curso, serão dadas as orientações da FBAC, a cargo do seu diretor executivo, Valdeci Antonio Ferreira.

 

{jcomments on}

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs