A FBAC – Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados, a Fundação AVSI, o Projeto Novos Rumos do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, a Secretaria de Estado e defesa social (SEDS), o Instituto Minas Pela Paz (IMPP) e a APAC de Santa de Luzia realizou nos dias 02, 03 e 04 de Maio de 2011 o 2° Curso de Administradores de APACs na APAC de Santa Luzia.

2° Curso de Administradores de APACsO objetivo do Curso foi capacitar direção e funcionários dos setores Administrativos das APACs em funcionamento a identificar e desenvolver boas práticas de gestão.

O Curso contou com 121 inscritos de 32 APACs de quatro Estados.

As APACs participantes foram: Alfenas, Araxá, Arcos, Cachoeiro do Itapemirim-ES, Campo Belo, Caratinga, Frutal, Governador Valadares, Itaúna, Ituiutaba, Januária, Lagoa da Prata, Leopoldina, Macau-RN, Manhuaçu, Manhumirim, Nova Era, Nova Lima, Paracatu, Passos, Patrocínio, Pedreiras-MA, Perdões, Pirapora, Pouso Alegre, Santa Bárbara, Santa Luzia, Santa Maria do Suaçuí, São João del Rei, Sete Lagoas e Viçosa

O Curso teve inicio no dia 02/05 com a apresentação do Programa Novos Rumos pelo Desembargador Joaquim Alves de Andrade, Desembargadora Jane Ribeiro Silva e o Juiz Luiz Carlos Rezende e Santos (Coordenadores do Programa Novos Rumos).

Logo depois houve palestra com o tema ”Princípios Éticos na Administração das APACs.” Com  o Dr. Paulo Antônio de Carvalho (Juiz da Vara Criminal da Comarca de Itaúna e Presidente do Conselho Superior da FBAC) e Dr. Rodrigo Bragança Quiroz (Promotor de Justiça da Comarca de Itaúna)

Nesse dia ainda, o curso contou com a presença do Deputado Eros Biondini, que falou sobre seu apoio ao método APAC.

O Curso seguiu com 3 Oficinas, uma para cada área da administração, oferecidas aos participantes do evento na parte da tarde.

Ao final do dia, o diretor da AVSI em Minas Gerais , Sr. Gianfranco Commodaro e o Gerente de Projetos da Fundação AVSI, o Sr Jacopo Sabatiello apresentaram o “Projeto Além dos Muros”

Na Terça dia 03/05 O Professor Armindo dos Santos de Sousa Teodosio (Professor do programa de Pós-Graduação em Administração da PUC MINAS) deu uma palestra com o tema “Planejamento estratégico” e falou em como uma boa administração pode render frutos para as APACs.

À tarde, deu-se continuação às Oficinas e em seguida houve a Apresentação do Projeto Recuperando por Luiz Flávio Sapori (Diretor Executivo do IMPP) e Enéas Melo (Coordenador de Projetos do IMPP).

A Mesa Redonda sobre “Depêndencia Química – Um desafio às APACs” teve como assunto principal o alto índice de dependentes de drogas nas APACs e como solucionar esse problema. Marcelo Gomes Moutinho (FBAC)e Luiz Flávio Sapori (IMPP) comandaram o debate. As APACs relataram as experiências práticas ue estão fazendo no combate à dependência.

Na manhã do dia 04/05 (último dia do evento), os participantes puderam refletir, com a ajuda de Valdeci Antonio Ferreira, sobre o papel dos Administradores das APACs, que foram convocados a atuarem em suas funções em sintonia com o coração do Bom Pastor (Jo 10, 11-18).

Neste mesmo dia, houve a Reunião da FBAC com os Presidentes das APACs. Na ocasião, os presidentes discutiram dentre outras coisas o Estatuto Padrão das APACs e aprovaram diversas modificações. Sobre estas mudanças, acompanhe matéria na íntegra clicando aqui.

Ao fiinal, Vadeci (Diretor Executivo da FBAC), mostrou como o movimento APAC esta crescendo, com dados e fotos das diversas APACs que funcionam sem policia e as que estão em construção.

 

 

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs