Nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, às APACs de Betim e Belo Horizonte foram visitadas por uma delegação do Acre. A visita na APAC de Betim/MG, contou com a presença da Desembargadora e Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Acre, Regina Ferrari, e do Desembargador e do Corregedor Geral de Justiça do Estado do Acre, Samoel Evangelista, o Presidente Interino de Administração do Acre, Alexandre Nascimento, o Secretário Estadual de Segurança Pública, Coronel Américo Gaia. As autoridades puderam conhecer de perto, as experiências exitosas e as boas práticas implementadas na APAC.

 

 

 

Também acompanharam a visita,o Desembargador José Luiz de Moura Faleiros, Supervisor do GMF, a Desembargadora Márcia Maria Milanez, Coordenadora Geral do PAIPJ , o Desembargador Antônio Carlos Cruvinel, Coordenador Geral das APACS, o Juiz Lourenço Migliorini Fonseca Ribeiro, Coordenador do GMF, representantes do Governo de Minas Gerais, liderados pelo Secretário de Estado Adjunto de Justiça e Segurança Pública, Edgard Estevo e outras autoridades.

 

O grupo, ao chegar, foi acolhido pela Diretora-geral da FBAC, Tatiana Faria e pelo Diretor de Metodologia, Roberto Donizetti, parceiros institucionais, funcionários da APAC e recuperandos, passando pelos regimes semiaberto e fechado da APAC de Betim/MG. 

Sobre os espaços, as autoridades ficaram impressionados com as unidades produtivas, como a fábrica de bebedouro industrial, a padaria e a cozinha. No regime fechado, puderam conhecer a laborterapia voltada para madeira, e também as salas de aula, fundamentais para o ensino formal dos recuperandos.

Na tarde, a visita teve a presença do Governador do Estado do Acre, ilustríssimo Sr. Gladson Cameli. Na oportunidade, a comitiva pôde conhecer a APAC feminina de Belo Horizonte, o grupo visitou as instalações de um edifício transformado em APAC, que possui várias áreas destinadas à implementação da metodologia, incluindo uma escola, oficinas e um espaço para encontros familiares, especialmente projetados para atender às necessidades das mulheres.

Em entrevista a reportagem da FBAC, Gladson Cameli, Governador do Estado do Acre, ressalta que está convencido do grande trabalho realizado pela FBAC e APACs no Estado de Minas Gerais: “ É um trabalho social, que resgata vidas, dá oportunidades, estou convencido do que a FBAC está fazendo aqui em Minas, vamos copiar este modelo e levar para Acre, vamos vencer a parte burocrática e logo estaremos realizando esta parceria.”

 

Para a Desembargadora e Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Acre, Regina Ferrari “A importância desta visita é conhecer esta experiência exitosa, na APAC em Minas Gerais, uma experiência que muito nos anima, o que diz respeito, a ressocialização dos recuperandos, de uma forma mais humana, para que eles possam cumprir as penas, que foram impostas.”

 

A presença do Governador Gladson Cameli e membros do Tribunal de Justiça do Estado, reforça o comprometimento do Estado do Acre em buscar soluções inovadoras e eficazes para o sistema prisional, alinhadas com os princípios humanitários e restaurativos do Método APAC. Sua visita é um passo fundamental rumo à consolidação das APACs no Estado e à promoção de uma justiça mais digna e restaurativa para todos.

A FBAC está empenhada em oferecer todo o suporte necessário para a implementação bem-sucedida do Método APAC no Estado. Acreditamos que juntos, unidos em um propósito comum, podemos transformar vidas e construir um futuro mais justo e compassivo para nossa sociedade.

PERFIL GLADSON CAMELI

Gladson Cameli foi membro do Conselho Municipal da Juventude e, inspirado pelo tio, entrou na vida pública aos 28 anos, quando foi eleito pela primeira vez deputado federal. No Senado Federal, Gladson Cameli foi membro de várias comissões, entre elas a Comissão de Serviços de Infraestrutura, Comissão Senado do Futuro, Comissão Especial de Desenvolvimento Nacional e Comissão de Educação, Cultura e Esporte, entre outras. Ele tem sido um dos maiores articuladores junto ao setor empresarial de debates para saídas da crise econômica que vive o Acre e o país.

PERFIL REGINA FERRARI

Regina Célia Ferrari Longuini é natural de Uniflor (PR), tem 52 anos, é casada e mãe de três filhos. Graduou-se em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (1982), possui Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia), pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – IUPERJ (2009), MBA em Poder Judiciário, pela Fundação Getúlio Vargas (2008), Especialização em Pós-Graduação em Direito Processual Civil, pela Universidade Católica de Petrópolis (2000), e Especialização em Direito Constitucional, pela Universidade Federal do Acre (1999). É doutoranda em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Atualmente a desembargadora Regina Ferrari ocupa do cargo de presidente do TJAC para o biênio 2023-2025

PERFIL SAMOEL EVANGELISTA

Natural de Rio Branco (AC), Samoel Martins Evangelista nasceu em 7 de setembro de 1957. Na Secretaria de Segurança Pública do Acre foi Diretor do Departamento de Identificação, Diretor do Departamento de Polícia Técnica, Diretor do Departamento de Polícia Judiciária, Assessor Jurídico, Membro da Comissão Permanente de Licitação, Corregedor Geral da Polícia Civil, Delegado de Polícia Civil, Membro do Conselho Estadual de Prevenção, Fiscalização e Repressão a Entorpecentes, Secretário de Segurança Pública, Diretor-Geral da Polícia Civil, Diretor-Geral do Departamento Estadual de Trânsito, Vice-Presidente do Conselho Regional de Segurança da Fronteira Oeste (CONSEFO), além de Diretor Financeiro do Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União. Ocupou o cargo de Coordenador dos Juizados Especiais (biênio 2019-2021) e atualmente é corregedor-geral da Justiça.

O QUE É A FBAC?

A Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados – FBAC é uma Associação Civil de Direito Privado sem fins lucrativos que tem a missão de congregar a manter a unidade de propósitos das suas filiadas e assessorar as APACs do exterior. Mantém ainda a tarefa de orientar, zelar e fiscalizar a correta aplicação da metodologia e ministrar cursos e treinamentos para funcionários, voluntários, recuperandos e autoridades de modo a consolidar as APACs existentes e contribuir para a expansão e multiplicação de novas APACs.

O QUE É O CIEMA?

Em 11 de setembro de 2019, foi inaugurado o Centro Internacional de Estudos do Método APAC (CIEMA), uma extensão da FBAC, que surgiu com diversos objetivos, destacando-se a capacitação, o acompanhamento e o assessoramento de colaboradores das APACs, estudantes, pesquisadores e a sociedade em geral que busca aprender ou aprofundar seus conhecimentos acerca da metodologia apaqueana, maximizando as possibilidades de divulgação, fortalecimento e expansão das Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (APACs) para todo o mundo.

Para saber mais sobre APAC, FBAC e CIEMA acesse https://fbac.org.br/

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs