A FBAC participou na tarde do dia 22 de Agosto, de um evento online para apresentação do Método APAC para membros da sociedade civil dos Estados Unidos, organizado pela cineasta italiana Simonetta Wiener, produtora do documentário Unguarded, sobre as APACs. A formação ministrada pelo Analista de Relações Internacionais da FBAC, Dênio Marx, foi realizada para dialogar sobre a implementação da metodologia apaqueana na Carolina do Norte e Califórnia.

Segundo Dênio Marx, tem sido crescente o interesse de comunidades norte-americanas no modelo APAC: “O país, mesmo sendo a maior potência econômica mundial, também possui a maior população carcerária do mundo e problemas nas prisões. Os índices de encarceramento e de reincidência são altíssimos e a retórica é sempre a mesma: ‘O sistema é altamente punitivo mas sem o caráter recuperativo da pena.'”

Na percepção de Dênio Marx, o Método pode ser implementado, melhorando o processo de reinserção social: “A lei penal é diferente de Estado para Estado, alguns inclusive com pena perpétua e pena de morte, o que também demonstrou ao longo do tempo que não resolve ou inibe a criminalidade. Assim muitos acadêmicos, estudiosos, universidades e membros da sociedade têm enxergado no método APAC uma grande possibilidade de humanizar o sistema prisional e dar efetividade no processo de reinserção social.”

A FBAC está trabalhando incansavelmente na criação e tradução do acervo bibliográfico do Método APAC para possibilitar aos diversos países, que têm experiências inspiradas na APAC, o acesso ao estudo da metodologia. Está sendo implementado pelo setor de relações internacionais da FBAC, a análise de contexto que é indispensável para adaptar e transferir a metodologia para o EUA.

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs