No mês de novembro a FBAC, através do seu representante de Relações Internacionais, Denio Marx, esteve em Santa Fé, na Argentina, para participar de uma série de eventos e atividades que tinha como intuito promover e difundir o método APAC no país.

Há 20 anos, o Dr. Mário Ottoboni (idealizador do Método APAC) e Valdeci Ferreira (diretor do CIEMA) estiveram na região para realizarem um seminário para uma equipe de dez pessoas integrantes da Pastoral Carcerária de Santa Fé, que buscavam uma solução para a difícil situação vivenciada cotidianamente nas prisões que visitavam. Ao participarem do seminário ministrado, a equipe tomou conhecimento do Método APAC. Uma semente foi deixada ali plantada que continua germinando.

Posteriormente, a equipe uniu esforços e visitou o Brasil em 2019. De lá pra cá o grupo se reúne semanalmente e mais recentemente, neste ano, conseguiram constituir-se juridicamente como APAC.

Decidiram então convidar outras pessoas, incluindo autoridades, para visitar novamente as APACs no Brasil, desta vez já como associação civil e com um convênio com a Defensoria Pública Penal da província de Santa Fé. Após a visita, o grupo e a FBAC organizaram uma segunda viagem para Santa Fé.

Segundo Denio Marx, todos os eventos foram de extrema importância para o projeto na província, a começar pelo encontro acontecido na Suprema Corte, onde foi recebido pelo seu presidente e outras autoridades. Ali falou sobre o método e da importância do envolvimento de diversos parceiros para a consolidação da experiência.

Além deste encontro, outro muito importante ocorreu nas casas do Legislativo que contou com a presença de deputados e senadores. Os políticos, muito interessados, fizeram dezenas de perguntas, inclusive sobre como foram os projetos de lei e as alterações legislativas necessárias para a sustentação do projeto das APACs no Brasil. Ao final ambas as casas firmaram um compromisso com a APAC Santa Fé de estudar as normativas para elaboração de um projeto de lei a ser apresentado no começo do próximo ano.

A FBAC também foi recebida pela ministra da Justiça, que encabeça a administração penitenciária da província. Muito receptiva, ela declarou total interesse no projeto de implantação da APAC. Denio Marx salientou a importância de estabelecer bases sólidas para garantir que o projeto perdure no tempo e ultrapasse as mudanças de governo. A assessoria do órgão pediu que a APAC apresente o quanto antes as demandas para a implantação de um projeto-piloto – ou seja, a descriminação do que é preciso em termos de espaço, estrutura, etc, para o funcionamento de um CRS , o Centro de Reintegração Social – para os apenados daquela localidade.

Diversos outros compromissos na agenda também ajudaram a difundir e levantar a questão da humanização do sistema prisional, bem como as entrevistas em redes de televisão, rádio e sites de notícias.

Um desses compromissos a FBAC realizou com os magistrados no prédio do Poder Judiciário da província em que participou remotamente o Dr. Luiz Carlos (presidente da AMAGIS).

Foram também realizados seminário de conhecimento do método APAC para voluntários da Pastoral Carcerária e para a sociedade em geral. Cursos de conhecimento do Método APAC na Escola Penitenciária e na Escola de Advogados foram ministrados para funcionários e para a direção penitenciária.

Denio nos conta que ”foi uma experiência incrível, impressionante ver a abertura das pessoas, o interesse de debater o tema. A Argentina tem as mesmas problemáticas que o Brasil: más estruturas, superlotação, índices altíssimos de reincidência, etc. Para mim o mais valioso disso tudo é poder participar do nascedouro deste projeto e representar a FBAC na sua missão de alcançar pessoas ao redor do mundo.

Confira as fotos:

Escola do sistema penitenciário

 

Defensoria Publica Penal

Seminário de Conhecimento do Método APAC para voluntários

Câmara dos Deputados

Senado

Suprema Corte

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs