O mês de maio marcou mais um passo rumo à implantação da primeira APAC no México. As negociações já vêm sendo realizadas desde 2021 e têm avançado através de reuniões, viagens de treinamento e elaboração de material didático.

Em maio (26/05) foi realizado o primeiro Workshop sobre o Método. O encontro virtual  teve a participação de diversos atores envolvidos na implantação da primeira APAC no país. O workshop faz parte das atividades do grupo de trabalho do projeto de transferência metodológica para a primeira APAC juvenil feminina do mundo.

O projeto tem o apoio da FBAC, AVSI Brasil e AVSI México e financiamento da União Europeia. Ele prevê, além de atividades formativas presenciais e à distância, intercâmbios, produção de materiais e um manual de aplicabilidade. O projeto é um desdobramento do projeto Más Allá de las Fronteras, que teve duração de 4 anos e teve como objetivo a expansão do Método APAC na América Latina.

O Diretor Geral da FBAC, Valdeci Ferreira, e o relações internacionais da FBAC, Dênio Marx, conduziram o workshop apresentando a primeira versão do manual de aplicabilidade, que é o resultado do estudo de legislação mexicana adaptando o método à realidade do país; e, em seguida, apresentaram o Método, sua filosofia, histórico e os doze elementos fundamentais sob a ótica juvenil.

Denio Marx destacou que outros momentos como este devem ser pensados, porque uma transferência e adaptação de metodologia exige estudos, conhecimento e envolvimento de muitos parceiros, o que inclui sociedade civil, autoridades do executivo, judiciário etc.

Até dezembro, o projeto realizará formações com voluntários, famílias, equipe administrativa entre outras.

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs