Na sexta-feira, dia 28 de julho, a FBAC participou de um encontro com estudantes do IIPR – Instituto Internacional de Práticas Restaurativas. O Instituto, localizado em Bethlehem – Pensilvânia (EUA), é a primeira escola do mundo de pós-graduação, especializada em estudar práticas restaurativas, fornecendo educação, pesquisa e serviços de consultoria. Este é o terceiro ano consecutivo que a FBAC é convidada a falar para os alunos de diversas partes do mundo, sobre a experiência das APACs como um programa de Justiça Restaurativa.
A palestra, conduzida por Dênio Marx (Relações Internacionais da FBAC), teve duração de aproximadamente duas horas. Na oportunidade, Dênio falou sobre a expansão e repercussão do método APAC no Brasil e no exterior e em seguida falou sobre cada um dos 12 elementos do método, sua importância prática. Ao final explicou como a APAC se insere nas práticas restaurativas.
Na sequência do evento, os estudantes puderam discutir e fazer perguntas. A pergunta mais recorrente do evento, foi sobre o perfil dos recuperandos da APAC: qualquer preso, com qualquer tipo de crime ou tamanho de pena, pode ir para a APAC? A resposta é sim, em todos os casos.
Segundo Dênio Marx, o evento já se tornou uma atividade anual no calendário da instituição e é muito importante porque demonstra a credibilidade do nome APAC / FBAC e também é uma grande oportunidade para difundir internacionalmente o Método.
Comments are closed