Nos dias 4 e 5 de junho, Tatiana Faria, Diretora-Geral da FBAC, e Valdeci Ferreira, Diretor do CIEMA, estiveram no Distrito Federal para uma série de reuniões com importantes entidades nacionais. As reuniões visaram fortalecer parcerias e discutir estratégias para a crição e expansão das APACs (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) no Distrito Federal.
Na primeira reunião, Tatiana e Valdeci se encontraram com Dom Ricardo Hoepers, secretário da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). O objetivo foi informar a CNBB sobre a atual situação das APACs, destacar a importância da parceria entre as duas entidades e solicitar o apoio da CNBB junto às dioceses para fortalecer e expandir o movimento das APACs. Dom Ricardo já tinha conhecimento prévio da APAC de Pelotas, o que facilitou o diálogo. Tatiana Faria destacou a histórica parceria com a CNBB: “Todas as vezes que elegemos novos gestores, os apresentamos à CNBB, mostramos a atual conjuntura do projeto para fortalecer essa parceria e continuar contando com a Conferência para a expansão das APACs em todo o país, incluindo o Distrito Federal”.
Em seguida, Tatiana e Valdeci, acompanhados do Dr. Jaime de Cássio Miranda, conselheiro do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), e André Epifanio Martins, Promotor de Justiça e membro auxiliar do CNMP, participaram de uma reunião com Mayesse Silva Parizi, Diretora de Cidadania e Alternativas Penais da Secretaria Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A reunião teve como objetivo integrar a experiência das APACs ao Plano Pena Justa e ao Fundo Rotativo.
O Plano Pena Justa é uma iniciativa nacional para enfrentar a situação inconstitucional nas prisões brasileiras. Já o Fundo Rotativo é um modelo de gestão que promove parcerias com entidades privadas para viabilizar formação educacional, capacitação técnica e inserção de presos no mercado de trabalho. Essas reuniões representam um passo significativo para a consolidação e expansão das APACs, reafirmando o compromisso da FBAC com a humanização do sistema prisional brasileiro.

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs