Na última semana, 12 de Junho, a Associação Comercial de Jaru sediou uma reunião de apresentação do Método APAC, coordenada pelo Encarregado de Metodologia e Disciplina da FBAC, Aldair Ferreira. Neste encontro, foi reafirmada a necessidade de que a comitiva de voluntários de Jaru visitassem à APAC de Ji-Paraná em Rondônia.

No dia 15 de junho, 14 voluntários de Jaru visitaram a APAC de Ji-Paraná para observar de perto as práticas de um CRS-Centro de Reintegração Social que aplica integralmente o Método APAC. Durante a visita, os membros da Associação ficaram impressionados com a eficácia do Método apaqueano na recuperação de pessoas privadas de liberdade, destacando a importância de um enfoque humanizado e comprometido.

 

A comitiva visitou todos os três regimes da APAC de Ji-Paraná, além de conhecer a cozinha e a padaria. No regime fechado, eles observaram as atividades de laborterapia, fundamentais para a recuperação. No regime intramuros, viram a oficina de descascar castanhas, realizada em parceria com um empresário local. 

Os depoimentos dos voluntários foram marcantes. Jackson  Bressan, ex-apenado e residente em Jaru, expressou que, se tivesse cumprido sua pena em um ambiente como a APAC, sua recuperação teria sido muito mais fácil. Carlos Santos, policial penal no presídio semiaberto de Jaru, relatou que nunca imaginou a existência de um Método que fosse tão humanizado, e está determinado a ajudar a implementar essa metodologia em Jaru.

 

Uma nova reunião está agendada para o dia 25 de junho, na Associação Comercial de Jaru, para discutir os próximos passos na implantação da APAC na cidade. Existe um imóvel do antigo presídio feminino que está sendo avaliado para reforma e adequação da futura APAC.

 

A FBAC reafirma seu compromisso em apoiar os voluntários de Jaru na construção da APAC na cidade. A união e o esforço desses voluntários são fundamentais para a implementação de um sistema prisional mais humanizado e eficaz, e a FBAC está ao lado de Jaru nesse importante passo em direção a um futuro melhor para todos. 

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs