O Encontro dos Dirigentes das APACs (Associações de Proteção e Assistência aos Condenados) reuniu líderes de diversas regiões do Brasil para dois dias de discussões, análises e planejamentos. O evento, realizado no auditório da Amagis (Associação dos Magistrados Mineiros) em Belo Horizonte, aconteceu nos dias 27 e 28 de novembro.

Dirigentes das APACs dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Amapá, Maranhão e Rio Grande do Sul participaram do encontro, que teve como objetivo realizar um balanço das atividades de 2023, compartilhar experiências bem-sucedidas e traçar metas para o ano seguinte.

Além dos dirigentes das APACs, diversas autoridades estiveram presentes na abertura do evento, demonstrando o apoio institucional ao trabalho desenvolvido por essas associações. Entre os presentes estavam o desembargador Jaime Silvestre, representando o presidente do TJMG; o desembargador Franklin Higino Caldeira Filho, representando o 2º vice-presidente do TJMG; a desembargadora Márcia Milanez, coordenadora-geral do Programa de Assistência Integral ao Paciente Judiciário (PAI/PJ); o desembargador Antônio Carlos Cruvinel, coordenador-geral do Programa Novos Rumos no segmento APAC; Luiz Carlos Rezende e Souza, presidente da Amagis e Conselheiro da FBAC; Fábio César Simões Moreira, superintendente de Gestão de Vagas do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (SENAPPEN), representando o diretor-geral do SENAPPEN, Leonardo Mattos Alves Badaró; e Saint Clair Sanches, assessor de Diretoria da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) de Minas Gerais, representando a diretora de Custódias Complementares da Sejusp, Lílian Damásio.

O primeiro dia do encontro foi marcado por uma programação diversificada. Iniciando com um momento de espiritualidade conduzido por Wellington Alves, gerente de relações institucionais da FBAC, seguiu-se a apresentação dos resultados das APACs pela Equipe de Metodologia, Segurança e CIEMA, assim como pela Equipe de Parcerias. O dia encerrou com uma análise de resultados conduzida por Paulo Matos, Conselheiro da FBAC.

O segundo dia do encontro começou com outro momento de espiritualidade, desta vez conduzido por Valdeci Ferreira, Diretor do Centro Internacional de Estudos do Método APAC (CIEMA). A discussão sobre a espiritualidade no Método APAC foi presidida por Valdeci Ferreira e Ari de Jesus, Diretor Executivo de Gestão e Controle. Temas como a comunicação nas APACs, conduzido pela equipe de comunicação da FBAC e a sucessão nessas instituições, realizado por Cledorvino Belini, Tatiana Faria, Diretora-geral da FBAC e Valdeci Ferreira, também foram abordados, encerrando o evento com uma Assembleia dos presidentes da APAC, onde foram decididos os Delegados da APAC de cada região.

Carlos Alfredo, gerente da APAC Feminina de Belo Horizonte, destacou a importância desses encontros: “A gente acaba tendo a oportunidade de acesso à diretoria da FBAC que passa instruções, faz um treinamento e isso ajuda muito na nossa rotina. Eu espero levar bastante aprendizado, troca de experiências e conhecimento. Eu estou há apenas cinco anos trabalhando na APAC, então a troca de experiências para mim é de suma importância”, afirmou.(TJMG)

O Encontro dos Dirigentes das APACs reforçou a importância da troca de experiências e a união entre as associações para a consolidação do Método APAC e o alcance de resultados cada vez mais positivos na ressocialização de indivíduos em cumprimento de pena. O evento demonstrou o comprometimento de todos os envolvidos na busca por uma sociedade mais justa e inclusiva.

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs