Era um sábado, dia 14 de Fevereiro de 1981,quando Franz de Castro Holzwarth percorreu pela última vez as galerias da APAC mãe de São José dos Campos, na cidade de São Paulo.

Entrou, sem pressa, em cada uma das celas, refeitório, auditório, copa e permaneceu por um longo tempo em oração na antiga cela forte, transformada pela APAC em capela.

Trocou idéias com diversos recuperandos, com gestos e atitudes em tom despedida. Poucas horas depois, morria assassinado por tiros numa tentativa frustrada intermediação da rebelião de presos na cadeia de Jacareípe, cidade vizinha de São José dos Campos. Seu último gesto foi deixar-se trocar por um guarda policial, que estava sob custódia dos presos rebelados, passando da condição de intermediador do conflito para a de refém.

A família apaqueana celebra com júbilo a abertura oficial do processo de canonização do Mártir Franz de Castro, que realizar-se-á, dia 06 bde Março às 15 hs. em São José dos Campos SP.

Em meio a tantas atividades, cursos, seminários e outros eventos, que buscam a criação de novas APAC’s e a manutençaõ daquelas já existentes em face de tantas pessoas envolvidas, autoridades, estudantes, entidade etc., buscamos tornar vivo o ideal dos fundadores e idealizadores do Método APAC, entre os quais destaca-se a figura de Franz de Castro, que num último gesto de amor, deu a vida por esta causa que abraçamos.

Estamos Juntos!

Valdeci Antonio Ferreira
Presidente Executivo da FBAC.

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs