Nos dias 25 e 26 de outubro, as Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (APACs) femininas foram palco de um projeto inovador, intitulado “Dona do Meu Fluxo”. Essa iniciativa, realizada em parceria com a Raízes Desenvolvimento Sustentável e a fabricante de produtos menstruais Korui Ciclos de Vida, contou com o apoio fundamental da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC).

O projeto, que visa promover a dignidade menstrual e empoderamento, entregou 553 coletores menstruais e proporcionou uma oficina abrangente sobre temas relacionados aos ciclos de vida das mulheres, o uso adequado dos coletores menstruais e seu impacto positivo na qualidade de vida das mulheres e no meio ambiente.

O “Dona do Meu Fluxo” também contou com a participação ativa de Mariana Madureira, co-fundadora e diretora na Raízes Desenvolvimento Sustentável e coordenadora do projeto. Ela destacou a importância do trabalho das APACs na ressocialização de mulheres privadas de liberdade e enfatizou o papel do projeto como um passo inicial em direção ao empoderamento. Mariana afirmou: “Entendemos o Dona do Meu Fluxo como o primeiro passo para o empoderamento. Ter dignidade menstrual é só o começo de uma trajetória de mulheres que querem ser donas do fluxo da própria vida. Estamos trabalhando para ampliar a parceria Raízes-APACs e apoiá-las também no desenvolvimento de habilidades empreendedoras. Sabemos que o mercado de trabalho é mais difícil para as mulheres e o estigma que as egressas carregam transformam esse desafio em algo maior. Acreditamos no empreendedorismo como uma potente forma de autonomia nesses casos.”

Maicol Amorim, Auxiliar Administrativo da FBAC, expressou grande entusiasmo em relação ao projeto, afirmando: “Fico muito feliz de poder viabilizar essas iniciativas para as APACs femininas, pois as recuperandas são sempre muito receptivas, acolhedoras às nossas propostas. E quero aproveitar e agradecer a todos os colaboradores destas APACs pela dedicação e compromisso incondicionais.”

A parceria entre a FBAC, as APACs femininas, a Raízes Desenvolvimento Sustentável e a Korui Ciclos de Vida demonstra o compromisso com a melhoria da qualidade de vida e o empoderamento das mulheres em processo de recuperação. Além de fornecer produtos menstruais e informações valiosas, o projeto “Dona do Meu Fluxo” oferece um exemplo concreto de como a sociedade civil e organizações sem fins lucrativos podem unir esforços para promover a dignidade e o bem-estar das pessoas em situação de vulnerabilidade. Este é um passo importante na jornada de recuperação das mulheres atendidas pelas APACs e um testemunho do poder transformador das parcerias colaborativas.

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs