Visando ao fortalecimento das Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apacs) o projeto Além dos Muros foi lançado nesta sexta-feira, 18 de fevereiro.

Trata-se de uma parceria entre o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), através do Projeto Novos Rumos para a Execução Criminal, a Fundação AVSI (Ong Italiana), o Instituto Minas Pela Paz (IMPP), a Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC) e o Governo do Estado de Minas Gerais, através da Secretaria de Defesa Social (Seds). O projeto é financiado pela União Européia por meio do Instrumento Europeu para a Promoção da Democracia e dos Direitos Humanos (IEDDH).

 

O lançamento foi marcado pela assinatura de um protocolo de intenções entre os parceiros para selar o comprometimento de todos envolvidos na viabilização do projeto.

O projeto Além dos Muros foi apresentado pelo diretor da Fundação AVSI em Minas Gerais, Gianfranco Commodoro. Como esclareceu, o objetivo é o fortalecimento da experiência das Apacs como um modelo de promoção dos direitos humanos dos recuperandos por meio da qualificação da gestão institucional. “Buscaremos impulsionar três importantes segmentos: administração e gestão, formação profissional e potencialização das unidades produtivas e sistematização e divulgação da experiência”.

A meta é a capacitação de 100% dos gestores e equipes das Apacs no Estado de Minas Gerais, a realização de curso de qualificação para 100 recuperandos e apoio a duas unidades produtivas e elaboração de planos de negócios. Além da Fundação AVSI, o Instituto Minas Pela Paz será o responsável pela execução do projeto.

A vigência do projeto Além dos Muros é de dois anos e o valor investido será de cerca de R$400 mil. Serão beneficiadas 29 Apacs.

Assinaram, ainda, o protocolo de intenções o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e presidente do Instituto Minas Pela Paz, Olavo Machado Júnior, o secretário geral da Fundação AVSI, Alberto Piatti, a representante da Comissão Européia de Direitos Humanos, Rita Cauli, o presidente da Fiat Automóveis da América Latina e vice-presidente do Instituto Minas Pela Paz, Cledorvino Belini, o secretário de Estado de Defesa Social, deputado Lafayette Andrada, representando o governador do Estado de Minas Gerais, Antônio Anastasia, o presidente da FBAC, Valdeci Antônio Ferreira, a diretora da Secretaria Estadual do Trabalho e Emprego, Laura Farh Valadares, representando o secretário, Carlos Pimenta.

 

Leia a matéria na íntegra clicando aqui.

 

{jcomments on}

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs