Autoridades do Tribunal de Justiça do Estado do Acre, realizaram na manhã desta terça-feira (20/06), visita à sede da FBAC. A visita in loco teve como objetivo, conhecer as instalações da FBAC e compreender melhor os passos para a implantação da política pública de APACs no Estado do Acre, no tocante ao Tribunal de Justiça.

Estiveram presentes, a Desembargadora e Coordenadora Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar, Dra.Eva Evangelista de Araújo Souza, a Juíza Titular da Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas da Comarca de Rio Branco, Andrea da Silva Brito, o Juíz Titular da Vara de Execução de Regime Fechado do Estado do Acre, Hugo Torquato Ferreira. 

Representando o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, a Desembargadora e Coordenadora Geral do Programa de Assistência Integral ao Paciente Judiciário (PAI-PJ), Dra.Márcia Maria Milanez, o Juíz e Coordenador-Executivo do Programa Novos Rumos, Dr. Gustavo Moreira, o Juíz titular da 1ª Vara Criminal do Júri de Execuções Penais da Comarca de Itaúna, Dr. Adelmo Bragança de Queiroz.

A comitiva conheceu as instalações da FBAC, a sede do Centro Internacional de Estudos do Método APAC – CIEMA e o Memorial do fundador das APACs, Dr. Mário Ottoboni . Em sua passagem pelo Estado de Minas Gerais, tiveram a oportunidade de conhecer também as APACs masculina, feminina e juvenil de Frutal, no triângulo mineiro.

 

Para a Desembargadora Eva Evangelista, esta visita é fundamental para a consolidação da política pública no Estado do Acre “ A vivência e aprendizado colhidos na comarca de Frutal, o método APAC, diferencial de presídios convencionais, por sua metodologia, importa na efetiva transformação dos reeducandos e consequente ressocialização. Seguindo a diretriz traçada pela presidente do Tribunal de Justiça do Acre, Desa.Regina Célia Ferrari Longuini, se faz necessário a implantação da política APAC, no Estado, a começar pelo público feminino, utilizando as APACs de Minas Gerais como modelos, com a orientação da FBAC. “

Será elaborado o relatório para o Tribunal de Justiça do Acre, a respeito das impressões que a comitiva teve nas visitas das APACs de Frutal e FBAC, com indicativos de próximos passos para implantação da política de APACs no Estado. A FBAC agradece a presença do Exmo Juiz titular da 1ª Vara Criminal do Júri de Execuções Penais da Comarca de Itaúna, Dr. Adelmo Bragança de Queiroz, o empenho do Tribunal de Justiça de Minas Gerais através do Programa Novos Rumos e os representantes do Tribunal de Justiça do Acre, pela visita.

 

 

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs