A FBAC participou na manhã desta sexta – feira (23/06), da solenidade de entrega dos trabalhos de eficiência energética na APAC feminina de Belo Horizonte/MG. O programa em parceria com a CEMIG promove o uso eficiente da energia, com a redução de consumo, da demanda no horário de ponta do sistema elétrico e do desperdício com foco em sustentabilidade. 

A ação teve o apoio e participação do Instituto Minas pela Paz, Tribunal de Justiça e do Governo do Estado de Minas Gerais. De acordo com a CEMIG,  foram investidos cerca de R$8,9 milhões, utilizados na substituição da iluminação, de chuveiros, geladeiras e freezers, além da implantação de 36 usinas solares fotovoltaicas. Ao longo de 15 anos, as usinas instaladas nas APACs irão gerar aproximadamente 29 GWh de energia. O suficiente para abastecer 18.500 famílias.

Estiveram presentes, o Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, a Desembargadora e Coordenadora Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Estado do Acre/AC, Dra.Eva Evangelista de Araújo Souza, o Juíz e Coordenador-Executivo do Programa Novos Rumos, Dr. Gustavo Moreira, o Presidente do Minas Pela Paz e Vice-presidente do Conselho de Administração da FBAC, Cledorvino Belini,  a Defensora Pública e Conselheira da FBAC, Ana Paula Carvalho Starling Braga, o Coordenador de Execução Penal da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, Leonardo Bicalho de Abreu, a Diretora-geral da FBAC, Tatiana Flávia Faria de Souza e o Diretor-presidente da CEMIG, Reynaldo Passanezi Filho.

Para Tatiana Faria, Diretora-Geral da FBAC: “Quando estamos em um programa desta magnitude, nós trazemos a unidade deste movimento que todos nós queremos. Participar desse programa de eficiência energética da CEMIG, é a primeira prática significativa (SG),  que nós temos no nosso projeto, no eixo ambiental, é muito significativo, que além dos resultados de redução de custos em energia elétrica, vai contribuir para uma sociedade sustentável, gerando economicidade nas nossas parcerias com a administração pública. Com este programa estamos começando a inserir as APACs no que há de mais significativo de governança hoje.”

 

Crédito: Tiago Ciccarini/ Ascom Sejusp

De acordo com Rogério Greco, Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública: “ Quando a pessoa que está dentro do sistema prisional e vai sair, temos duas alternativas para ela : Sair melhor ou pior. Não adianta virarmos as costas para isso. Sabemos que a APAC é um projeto de sucesso. Tomei conhecimento das APACs em 1989; é um braço importantíssimo no processo de ressocialização. Sem a APAC perdemos parceiros e perdemos também uma possibilidade enorme de trazermos esta pessoa para o convívio social. “

De acordo com o Dr. Gustavo Moreira, Juíz e Coordenador-Executivo do Programa Novos Rumos: “ Eu sempre digo em todos os encontros que faço que uma APAC quando ela está verdadeiramente vinculada a FBAC, quando ela tem o apoio do judiciário e quando ela tem um apoio do Estado, para que possam desenvolver da melhor forma a metodologia, eu digo que essa APAC voa, mas quando ela tem a oportunidade de ter parceiros e participação da sociedade como temos hoje da CEMIG, essa APAC vai muito mais longe.”

Segundo Cledorvino Belini, Presidente do Minas Pela Paz e Vice-presidente do Conselho de Administração da FBAC: “Vemos realmente um efeito produtivo, a recuperação e reinserção das pessoas na sociedade, com a missão cumprida, através de cursos, de trabalho, de tudo que se faz nas APACs. “

Para a Defensora pública e Conselheira da FBAC, Ana Paula Carvalho Starling Braga:“Acreditar no projeto APAC é muito mais grandioso do que a ressocialização dessas pessoas, que é o que diz o código penal. Estamos levando de volta para casa, mulheres para os seus lares, que se separaram de seus filhos, companheiros, mães. Estamos devolvendo esta mulher muito melhor do que ela ingressou no sistema, a transformação é grande. Minha gratidão pela existência da metodologia apaqueana.”

A FBAC agradece a presença de todas as autoridades, em especial, à CEMIG, pelo o programa de eficiência energética, acreditamos que é um grande passo para trazer sustentabilidade para o projeto grandioso das APACs.

 

Crédito: Tiago Ciccarini/ Ascom Sejusp

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs