Representantes do Conselho de Criminologia e Política Criminal (CCPC/MG) realizaram na manhã da última sexta-feira (30/06), visita  a APAC masculina de Itaúna/MG, com o objetivo de conhecer melhor as instalações e fomentar a metodologia apaqueana.

O Conselho de Criminologia e Política Criminal (CCPC/MG) integra a área de competência da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública que tem por finalidade formular a política criminal do Estado, visando o fomento da valorização humana para a pessoa privada de liberdade (PPL), seja em estabelecimento prisional do Estado ou por meio de outra medida cautelar. 

Em visita às instalações da unidade, a comitiva ficou impactada com a participação direta dos recuperandos na cogestão e execução das tarefas relacionadas às unidades produtivas, particularmente, a padaria, a fábrica de hóstias e horta.

O grupo dos visitantes, formado pelo Procurador de Justiça, Dr. Carlos Canedo, membro da Ordem dos Advogados do Brasil, Dr. Rodrigo Xavier e a Secretária Executiva, Dra. Cláudia Brígido, foi acompanhado pela servidora da Vara de Execuções Penais, Gabriela Ribeiro, representando o Juíz titular da 1ª Vara Criminal do Júri de Execuções Penais da Comarca de Itaúna, Dr. Adelmo Bragança de Queiroz. Também estiveram presentes o gerente de parcerias, Fernando Nogueira, e a analista de parcerias, Cláudia Alves representando a FBAC.

Durante a visita, o Dr. Rodrigo Xavier, manifestou que: “A nossa missão ao vir a Itaúna, foi conhecer a APAC, para compartilhar experiências; o nosso propósito é aprofundar os conhecimentos e fomentar, junto ao Governo do Estado e Secretaria de Justiça e Segurança Pública, a expansão da metodologia.”

Dra. Cláudia Brígido, disse: “Saio daqui muito confiante, de que tudo é possível. Só tenho a agradecer por tudo que aprendi no dia de hoje; agradeço por terem me ensinado um pouco da rotina, do que é perseverança e do que é acreditar num futuro melhor.“

A FBAC agradece a presença das autoridades do Conselho de Criminologia e Polícia Criminal de Minas Gerais . É fundamental fomentar e promover a metodologia apaqueana junto ao Governo do Estado, visando a expansão do método APAC em toda Minas Gerais.

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs