A APAC de Pouso Alegre vem se destacando não só pelas atividades agrícolas e oficinas no regime semiaberto, como também no trabalho artesanal e laborterápico no regime fechado. Sob a coordenação da designer Kátia Alqualo, cerca de 80 recuperandos desenvolvem trabalhos em mosaicos, onde se tornam verdadeiras obras de arte. E este trabalho de resgate à auto-estima e valorização humana vem ultrapassando os limites intramuros e se expandindo fora da comarca que hoje atende cerca de 180 recuperandos nos regimes fechado, semiaberto e aberto.

No último final de semana de setembro, a APAC de Pouso Alegre resolveu ousar e montaram um belo stand na Feira Internacional de Paisagismo, Jardinagem, Lazer e Floricultura, especificamente a 14° FiaFlora – ExpoGarden no Anhembi – São Paulo. Ao mesmo tempo em que divulga a arte diversa dos mosaicos feitos pelos recuperandos, a exposição divulga também o trabalho primordial da APAC que é o de recuperar e ressocializar aquele que está privado da liberdade, dando-lhe condições de se reerguer e voltar à sociedade como cidadão de bem.

Todos os visitantes da feira se encantaram com as jardineiras, mandalas, quadros, todos com designer inovador e de altíssimo acabamento artesanal. Foi a primeira vez que produtos feitos por “presos” são divulgados em uma feira de renome em toda América Latina.

 

{jcomments on}

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs