A associação se enraíza na cidade apresentando resultados positivos na recuperação e reinserção social de condenados

Os cursos e palestras na Apac de Alfenas ocorreram nos dias 28 e 29 de abril. O objetivo foi desenvolver e motivar os presos dentro da metodologia alternativa aplicada pela associação. Durante a abertura do evento, que contou com a presença do Dr. Vinicius Melo Mendonça MM. Juiz de Direito de Alfenas, foi celebrada uma homenagem ao pastor Mozar de Souza, Psicólogo Cognitivo, pelos seus anos dedicados à causa na cidade.
O método Apac, sem perder de vista a finalidade punitiva da pena, trabalha a recuperação do condenado e sua reinserção no convívio social. A ênfase da metodologia está na valorização do indivíduo, restaurando valores inerentes à sua personalidade humana, promovendo, assim, sua transformação e capacitando-o a conviver novamente, de forma harmoniosa e pacífica, em seu meio social.
Roberto Donizete de Carvalho, Diretor de Metodologia na FBAC (Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados), explica que a sociedade é a maior beneficiada com a reabilitação dos presos. Segundo Roberto, que cumpriu pena através da Apac, o estado gasta em torno de R$ 1.800 por mês com cada presidiário enquanto o sistema alternativo Apac reduz este gasto para R$500 por mês, oferecendo condições mais dignas aos detentos. “A Apac tem um aproveitamento de 91% na recuperação da população carcerária enquanto o sistema convencional do Estado resgata apenas15% dos condenados. É preciso trata-los aqui dentro para que os frutos sejam colhidos lá fora”, afirma Roberto Donizete que já cumpriu pena através da Apac e hoje é um dos muitos exemplos de reinserção social. 
O Gerente da Apac de Itaúna, Eduardo Padilha revela que a associação não muda ninguém, ela mostra o caminho. “Viemos auxiliar na educação dos presos quanto às normas e posturas que devem seguir para continuarem aqui, tentamos mostrar as vantagens que oferecemos diante às penitenciárias”. O recuerando Marcos Spel Pedrosa fala com orgulho quando expõe sua vivencia dentro da Apac: “Sinto que me encontrei, é maravilhoso descobrir os valores humanos! Aqui aprendi a me amar para amar o próximo” diz.
A APAC de Alfenas conta com pleno apoio do Ministério Público, Prefeitura Municipal, Polícia Civil e Militar, dos militares do Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros, Unifenas, comércio local além de diferentes vertentes religiosas que estão engajadas na causa como: Igreja Batista Ágape, Comunidade Espírita e Igreja Católica. 
Ana Luiza Pereira Vagner, presidenta da APAC de Alfenas, conta que o sistema de câmeras está sendo instalado, contudo a associação precisa de mais investimentos e doações para as adequações estruturais visando garantir a segurança, tanto dos detentos quanto da sociedade. “Somos muito gratos a todos que nos auxiliam e gostaríamos de convidar a sociedade para participar dos cursos para capacitação de voluntários que em breve serão anunciados.”.

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs