Entre os dias 22 e 25 de junho o SESC Venda Nova, em Belo Horizonte/MG, vai sediar o 9º Congresso das APACS, evento que celebrará os 50 anos do nascimento das APACs no Brasil.

Este período em que se celebra 50 anos é conhecido, na cultura judaica, como jubileu, e assim a FBAC abraçou essa simbologia para o Congresso, Valdeci ferreira, Diretor-geral da FBAC fala sobre o significado por trás do termo: 

“O jubileu no antigo testamento era celebrado a cada cinquenta anos, e significava que a cada cinquenta anos todas as dívidas deveriam ser perdoadas. Os escravos deveriam ser colocados em liberdade, ou seja, era o momento de se anunciar a Deus como o grande pai da nação e ao mesmo tempo era o momento para recomeçar.” 

Para o tema do congresso foi escolhido o lema da FBAC, Ninguém é irrecuperável. Valdeci explica a relevância do tema: “Celebrar 50 anos de APACs é celebrar cinquenta anos de vidas restauradas. Pessoas, homens e mulheres que chegaram nas APACs para o cumprimento de suas penas, péssimos fisicamente, chegaram mal psicologicamente e muitos chegaram mortos espiritualmente. Então celebrar este jubileu é celebrar que ninguém é irrecuperável, essa é a nossa crença e é nesta crença que nós investimos nas nossas vidas.”

Ao todo, estima-se que o congresso receba cerca de 500 congressistas de várias partes do Brasil e do mundo, como Itália,  Peru, Bolívia,  Colômbia, Costa Rica, México, Paraguai e Estados Unidos. 

Além do encontro entre os colaboradores que fazem parte do ecossistema das APACs, o evento ainda vai contar com conferências, mesas redondas temáticas, workshops, além de momentos culturais e comemorativos. Objetiva-se ainda estabelecer bases para a expansão estratégica do Método, a fim de ser reconhecido como política pública penitenciária e boa prática na humanização do sistema prisional, amenizando os índices de reincidência criminal e reduzindo os custos de construção e manutenção.

O congresso é realizado pela Fraternidade Brasileira de Assistência a Condenados (FBAC), em cooperação com a Prison Fellowship International (PFI),  Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), AVSI Brasil, Instituto Minas Pela Paz e demais parceiros.


Você também pode colaborar 

A fim de levantar fundos para a realização do congresso, a FBAC criou uma campanha de financiamento coletivo, uma espécie de vaquinha on-line. 

Através de uma plataforma própria, criada pela FBAC, você pode realizar sua doação de forma prática e segura. Você pode doar qualquer quantia, além de que, existem recompensas para quem doar acima de 50 reais, confira todos os detalhes no link: fbac.org.br/doar

Categories:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs