Pela primeira vez, a APAC de São João Del Rei participou das atividades de um dos mais tradicionais eventos da vizinha Tiradentes. Como parte do workshop Imagens sem Fronteiras: Histórias de Populações Vulneráveis, 20 fotógrafos, com suas câmeras em punho, visitaram a unidade no dia 12 de março.
Guiados pela jornalista Natália Martino e pelo fotógrafo Leo Drumond, a maioria deles entrou em uma APAC pela primeira vez nessa data. Eles se surpreenderam com o método, conversaram com os recuperandos e registraram imagens depois de deixarem para trás muitos dos seus preconceitos. Ao, fim, doaram fotos para uma exposição permanente.
 
Não é o primeiro trabalho que Leo Drumond e Natália Martino realizam com a APAC. Depois de conhecerem o método para a produção de reportagens, eles procuraram a APAC de Itaúna para oferecer um curso de fotografia, vídeo e texto para os recuperandos, que depois produziram a primeira revista com conteúdo inteiramente produzido por homens privados de liberdade, batizada de A Estrela.
O próximo passo será fazer a segunda edição da revista em São João Del Rei.
 
Por Natália Martino e crédito da foto Leo Drumond.
 

Categories:

Tags:

Comments are closed

9º CONGRESSO DAS APACs / 9º Congress of APACs