Com a chegada do final de ano, as comarcas do estado de Minas Gerais realizam a solenidade de condecoração da Medalha Desembargador Hélio Costa. Em 2023, importantes nomes que fazem parte da história das APACs foram escolhidos para serem homenageados com o recebimento da honraria em sua respectiva comarca. A comenda se destina a agraciar pessoas que venham prestando ou tenham prestado relevantes serviços ao Poder Judiciário local.
Peter Gabriel, Presidente da APAC de Itaúna, Denise Rodrigues, Presidente da APAC de Manhuaçu, Euripedes Tobias, membro da diretoria da APAC de Paracatu/MG, Francisco Massara Gabrich, Diretor Jurídico da APAC de Santa Luzia/MG, Neide Maria, Vice Presidente da APAC de Patos de Minas foram escolhidos para receber a homenagem.
A medalha do mérito, instituída pela Resolução nº 296/1995, é concedida a cada dois anos e faz homenagem ao desembargador Hélio Costa, por seu desempenho na magistratura, na qual exerceu os cargos de corregedor-geral de justiça e presidente do TJMG.
O reconhecimento vem de encontro ao compromisso excepcional com a transformação positiva do sistema prisional, destacando a importância vital dessas lideranças na implementação bem-sucedida da metodologia das APACs. A homenagem representa ainda o compromisso contínuo das APACs em oferecer uma abordagem humanizada à justiça criminal, ressaltando a importância da parceria entre as instituições e a comunidade para promover a reintegração eficaz dos recuperandos.
A FBAC, ao testemunhar os líderes da APACs serem reconhecidos com a Medalha Hélio Costa, reafirma seu compromisso com a causa da ressocialização e inspira outras APACs a continuarem inovando no campo da justiça restaurativa. Esta honraria não é apenas um reconhecimento merecido, mas também um estímulo para seguir adiante na missão de construir um sistema prisional mais justo, humano e eficaz.
Comments are closed